Principal atração conceitual da Volkswagen na última edição do Salão de Nova York, o crossover Atlas Cross Sport foi surpreendente rápido na hora de abandonar o status de show-car e se transformar em um modelo de produção. Apenas oito meses após aparecer publicamente na mostra norte-americana, o SUV surge nesta semana na China sem qualquer disfarce e praticamente pronto para chegar às lojas. O design geral se manteve fiel às linhas antecipadas pelo protótipo, embora mais convencional. O estilo da carroceira segue sendo caracterizado pela traseira com inspiração em modelos cupê.
O interessante é que, apesar de derivar o Atlas grandalhão de 7 lugares, o Cross Sport teve a dianteira praticamente toda redesenhada. Olhando atentamente, é possível notar que o formato dos faróis é único, os filetes que formam a grade são novos e o para-choque foi inteiramente remodelado. Nas laterais, as caixas-de-rodas continuam salientes e bem definidas, mas a maçanetas mudaram em relação ao conceito - estão em posição mais elevada e não mais sincronizadas com o vinco que atravessa as portas. Na traseira, as lanternas conservaram o desenho e os detalhes cromados foram mantidos.
De acordo com a imprensa chinesa, o modelo mede 4,90 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,71 metro de altura e possui 2,98 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a distância entre-eixos e a largura são idênticas às do Atlas convencional, mas o comprimento total diminuiu e o teto foi obviamente rebaixado. Sob o capô, o modelo oriental terá motores 2.0 TSI de 186 cv ou 220 cv e 2.5 VR6 de 299 cv. O câmbio será automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem, com tração integral 4Motion como opcional.
Além da China, o Atlas Cross Sport será produzido também no Tennessee, Estados Unidos, ao lado do irmão maior. A chegada ao Brasil ainda não foi confirmada, mas os planos da Volkswagen para o segmento de utilitários são bastante ambiciosos. A própria marca já adiantou que lançará 5 novos SUVs por aqui até 2020 e o Cross Sport pode estar incluído nessa conta como opção mais cara ao Tarek e ao Tiguan Allspace, ocupando o lugar que já foi do Touareg.
Fotos: Autohome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo VW Teramont vaza e combina visual de elétrico com motores a gasolina
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Volkswagen Atlas: SUV gigante de 7 lugares evolui e faz falta no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Volkswagen Taos não deverá ter uma versão esportiva, revela executivo
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volkswagen Atlas 2021 tem visual atualizado e novidades no interior