A Volkswagen anuncia nesta semana que clientes interessados em adquirir o SUV compacto T-Cross já podem reservá-lo nos principais mercados da Europa. O modelo está sendo oferecido inicialmente em duas versões: a de entrada, com preço inicial de 17.975 euros (cerca de R$ 80 mil numa conversão direta), e a edição limitada “1st Edition", que terá apenas 200 exemplares produzidos. Neste caso, o preço sugerido é de 27.575 euros (R$ 120 mil) para a versão com câmbio manual e 29.150 euros (R$ 127 mil) para o modelo com transmissão de dupla embreagem.
Construído sobre a plataforma modular MQB, o T-Cross europeu sai de fábrica equipado com uma série de recursos de segurança. Entre os principais, a marca destaca sistema de frenagem de emergência, assistente de faixa, monitor de pontos cegos, auxílio de partida em rampas, alerta de tráfego traseiro, sistema de alerta do motorista, piloto automático adaptativo e assistente de estacionamento (Park Assist).
Na mecânica, os clientes europeus poderão escolher apenas duas opções de motorização neste primeiro momento, sendo ambas derivadas do motor 1.0 TSI de três cilindros. A primeira desenvolve 85 cv, com câmbio manual de 6 marchas, e a segunda entrega 115 cv, com opção de câmbio automatizado de dupla embreagem. Dados de fábrica revelam consumo de 20,4 km/l no primeiro caso e 19,6 km/l no segundo, com emissões de 111g e 112g de CO2/km, respectivamente.
No Brasil, o T-Cross será vendido a partir de abril de 2019 com produção em São José dos Pinhais (PR). A gama de motores será formada pelos propulsores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, com câmbio manual (só no 1.0) ou automático, sempre com 6 marchas. Entre outras particularidades, o modelo nacional tem dianteira com desenho exclusivo e entre-eixos mais longo, o mesmo do Virtus.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?