O novo Focus Active Wagon nos deixa com sentimentos contraditórios. Não nos leve a mal - o carro é incrível e nós gostaríamos de ter um desse em nossa garagem, mas, infelizmente, isso nunca irá acontecer. O plano inicial da empresa era vender a robusta versão perua do Focus de quarta geração nos Estados Unidos, mas as taxas do presidente Donald Trump sobre as importações chinesas colocaram um ponto final nessas ambições, deixando o Mustang como o único carro da marca, enquanto o Fiesta, C-Max, Fusion e Taurus estão sendo eliminados. Aqui no Brasil, a situação é de ainda mais distância. O Focus já teve seu fim decretado e nem ao menos temos esperança da versão hatch da nova geração em nossas terras.
De qualquer modo, o Focus Active Wagon se junta à já revelada linha Focus Active de cinco portas que oferece aos clientes versatilidade inspirada em SUV, de acordo com o fabricante, apesar da falta de tração nas quatro rodas. O veículo vem com suspensão mais alta e design inspirado com revestimento e proteções plásticas no exterior. Não é um verdadeiro crossover, mas a Ford promete que deve oferecer tanto “maior capacidade de rodagem” quanto “uma posição de direção mais alta para uma condução mais segura nas vias urbanas e nas estradas”.
Uma vantagem significativa que a versão Active tem sobre o Focus normal é a suspensão traseira multi-link de série. Para isso, o pacote robusto também adiciona diferentes molas, amortecedores, barras estabilizadoras e geometrias das suspensões dianteira e traseira. A altura de rodagem foi elevada 30 mm na dianteira e 34 mm na traseira em relação ao hatchback ou versão regular da perua, e o carro também foi equipado com pneus de 17 ou 18" com perfil alto.
Além disso, o Focus Active possui dois modos extras: modo para pisos escorregadios, que ajusta o sistema eletrônico de estabilidade e controle de tração para melhor aderência em superfícies como lama e neve, e modo Trail, que controla o ABS para permitir maior deslizamento da roda em superfícies macias. Esses dois modos estão disponíveis exclusivamente no Active hatch e wagon e são adicionados aos modos Normal, Sport e Eco. Um sistema AWD não está disponível.
Dependendo do mercado, o Focus Active Wagon será vendido com quatro opções de motores. Duas unidades a gasolina de três cilindros, um EcoBoost 1.0 litro e um EcoBoost 1.5 litro estão na lista, assim como um diesel EcoBlue 1.5 e 2.0 litros. As opções de transmissão são limitadas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma nova automática de oito velocidades.
Sem possibilidades de chegar aos Estados Unidos (ao menos enquanto perdurar a política tarifária do governo Trump), a versão aventureira da perua Focus seria uma opção interessante em terras tupiniquins. Mas não nos animemos, porque não há a menor chance do modelo aparecer por aqui. Aliás, nem mesmo a nova geração do hatchback, lançada recentemente foi confirmada para o país. Novos tempos na Ford...
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