Considerado um dos nomes mais conhecidos da indústria premium global, Dieter Zetsche deixará o comando do grupo Daimler a partir do ano que vem. Em anúncio divulgado nesta semana, a empresa confirma a informação e adianta desde já que o cargo de CEO passará a ser ocupado por Ola Källenius, ex-chefe da AMG. Nos 12 anos em que passou à frente da companhia Zetsche comemora muito feitos, entre eles a conquista da liderança global do mercado de luxo pela Mercedes-Benz, após superar a BMW em 2016.
Um fato interessante é que Dr. Z, como é chamado, não deixará completamente os quadros da Daimler. Segundo informado, ele assumirá a partir de 2021 o posto de presidente do conselho fiscal da empresa no lugar de Manfred Bischoff. Como é necessário respeitar um intervalo de dois anos para a mudança, segundo regras do próprio grupo, Zetsche deixará o cargo de CEO em 2019, tirará férias de dois anos e retornará como chefe do conselho de supervisão.
Sobre o novo comandante, Ola Källenius, sabe-se que atualmente faz parte do conselho de administração como chefe de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, cargo que ocupa desde janeiro de 2015. Källenius também é ex-diretor da AMG e tem uma história com a empresa que remonta a meados da década de 1990.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes chinesa? Geely quer estreitar ainda mais os laços com a Daimler
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz não tem planos de desenvolver novos motores a combustão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes pode ser multada em 1 bilhão de euros por fraude em emissões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW e Mercedes-Benz assinam acordo para desenvolvimento de autônomos