Passado pouco mais de um ano desde o lançamento da nova geração do Leaf, a Nissan finalmente se programa para colocar no mercado uma versão de autonomia estendida do modelo. A novidade se diferenciará pelo fato de contar com uma bateria de maior capacidade (60 kWh contra 40 kWh das configurações atualmente à venda) e por fornecer alcance de aproximadamente 320 km (contra 240 km). Uma data específica para a estreia comercial ainda não foi definida, mas certamente acontecerá nos próximos meses (talvez em 2019, como linha 2020).
O motor elétrico (basicamente o mesmo do modelo da geração passada, mas com um novo inversor) seguirá com potência de 150 cv e torque de 32,6 kgfm. A velocidade máxima limitada, de 140 km/h, também não deve mudar.
Entre outras novidades, o Leaf de nova geração estreou o chamado sistema e-Pedal, que transforma o acelerador também em um freio virtual. Basta parar de acelerar para que o inversor gere força para reduzir a velocidade do carro até ele parar, dispensando o uso do freio. Além disso, a Nissan destaca a presença do ProPilot, piloto automático adaptativo que acompanha o trânsito, é capaz de ficar na faixa de rodagem e até freia sozinho em emergências.
No Brasil, o lançamento do Leaf deverá acontecer entre janeiro e março de 2019, a depender do desenrolar do programa Rota 2030. Antes disso, mais precisamente em novembro, a apresentação pública no Salão do Automóvel é dada praticamente como certa.
Fotos: Divulgação
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