Apesar de já ser considerado um dos representantes mais espaçosos do segmento, o Renault/Dacia Sandero ficará ainda maior na próxima geração. Conforme adianta a revista alemã Auto Bild, o compacto passará a ser construído sobre a plataforma modular CMF-B (a mesma da próximo Clio) e adotará profundas modificações na comparação com o modelo atual. Na prática, a publicação relata que o hatchback terá aproximadamente o porte de um Volkswagen Golf (carro considerado de tamanho médio) e será bem maior que o próprio primo Clio.
Além de deixar o Sandero maior (porém enquadrado na mesma categoria de hoje), a nova plataforma também tornará o modelo significativamente mais seguro. Os mais recentes recursos tecnológicos de segurança do grupo Renault serão usados, incluindo opção de frenagem automática de emergência. A ideia é estruturar o compacto para conquistar a nota máxima de 5 estrelas nos testes de impacto do Euro NCAP.
Na mecânica, fala-se na adoção de um novo motor 1.0 com potência de 75 cv ou 90 cv, além do tão falado 1.3 turbo em uma versão com 115 cv - o mesmo desenvolvido em parceria com o grupo Daimler. A opção diesel ficará por conta de um 1.5 dCi. Os preços continuarão começando na casa dos 8 mil euros, dentro da proposta acessível da Dacia.
O lançamento na Europa acontecerá no final de 2019, já como modelo 2020. No Brasil, os planos da Renault ainda estão bem guardados. É bom lembrar que a marca já declarou que abandonará a estratégia de comercializar os carros da Dacia apenas com logotipos trocados. A ideia agora é imprimir uma identidade mais consistente ao redor do mundo.
Antes da nova geração, vale salientar, a marca lançará por aqui uma reestilização de meia-vida, cujo desenho já foi registrado junto ao INPI (fotos acima).
Fonte: AutoBild via Autoevolution
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero