Renault Arkana é o nome do novo SUV-cupê da marca francesa e que tem grandes chances de ser produzido por aqui. Trata-se do modelo que era conhecido até agora como Captur Coupé e que será apresentado ao público no dia 29 de agosto, durante o Salão de Moscou (Rússia). O novo SUV foi desenvolvido para países emergentes, incluindo o Brasil. Enquanto a primeira imagem mostrava a frente do veículo, esta mostra parte da traseira, revelando o formato das lanternas, inspirado no Megane e Talisman.

Os detalhes sobre o Renault Arkana ainda são escassos neste momento. Até mesmo a plataforma é um mistério, com rumores apontando que pode ser a mesma base B0 do Captur ou Duster, a versão M0 usada no Dacia Dokker ou mesmo a CMF-B, arquitetura que será utilizada pela próxima geração de Sandero, Logan e Captur. No comunicado de imprensa, a Renault diz apenas que é um modelo global, mas não explica se isso significa que será vendido também na Europa ou se é global por chegar aos mercados emergentes. Seu nome, "Arkana", vem do latim "arcanum", que significa "segredo" e já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

 

Mais sobre o Renault Arkana:

Galeria: Renault Captur Coupé - Flagra

A Rússia foi o país escolhido para a apresentação pois será o primeiro a produzir o Arkana, cujo lançamento está previsto para acontecer já em 2019. Recentemente, a fabricante mostrou um slide há alguns meses confirmando os planos de vendê-lo no Brasil, China e Coreia do Sul, ainda que sem uma data para o lançamento.

Sua motorização pode ser semelhante ao do Captur, com motores 1.5, 1.6 e 2.0 no exterior, enquanto por aqui pode usar o 1.6 e 2.0. A marca cogita nacionalizar o motor 1.3 turbo e nada impede que faça sua estreia sob o capô do SUV-cupê.

Planos da Renault para SUV-cupê

Vale ressaltar que o Renault Arkana que estará no Salão de Moscou será um conceito, ainda que próximo da versão final. Mesmo assim, dará uma boa ideia de como deve ser o SUV-cupê que quer ser uma alternativa bem mais em conta do que Mercedes GLC Coupe, BMW X4 e o futuro Audi Q4. 

Fonte: Renault

Galeria: Renault Arkana

Envie seu flagra! flagra@motor1.com