Mostrada como conceito, Atlas Tanoak seria feita visando o mercado norte-americano

Lembra do conceito Volkswagen Atlas Tanoak do Salão de Nova York? O protótipo adiantou uma picape feita com a mesma plataforma MQB que o Golf e que era basicamente o SUV Atlas com uma caçamba. O modelo impressionou quando foi apresentado em março, mas, na ocasião, Hinrich Woebcken CEO da VW América do Norte, disse que não teria espaço para mais um competidor neste segmento. Parece que ele mudou de ideia, pois disse à revista britânica Autocar que estão estudando se irão fabricar a Tanoak.

Leia também:

“A Atlas Tanoak se encaixa bem na marca, porque nós queremos mais clientes nos EUA, mas é algo que precisamos olhar com cuidado. É um segmento muito patriota, no qual as fabricantes americanas dominam”, disse Woebcken à publicação inglesa. É uma grande mudança em relação ao discurso anterior, quando o Woebcken afirmou que os números do segmento são pequenos e que não estava entre as suas prioridades. Um dos motivos para mudar de ideia pode ser o fato de que a Volkswagen está resolvendo sua falta de SUVs e carros elétricos, sendo que o primeiro ponto está bem encaminhado e toda uma linha de modelos EV está em desenvolvimento.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept
Volkswagen Atlas Tanoak Concept

Como utiliza a plataforma MQB, a Atlas Tanoak é uma picape monobloco, ao invés de ser carroceria sobre chassi como a Amarok. Apesar disso, é consideravelmente maior, medindo 5,43 metros de comprimento, enquanto a Amarok tem 5,25 m. Seu design foi inspirado no SUV Atlas, trazendo elementos como a grade frontal e o formato das luzes de posição. Como é um conceito, aproveitou para impressionar, com luzes atravessando toda a grade e lanternas que formam um retângulo por toda a traseira. A foto divulgada da cabine mostra uma leve evolução em relação ao Atlas, com novo volante, bancos com maior apoio lateral e nova manopla de câmbio.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept

O conceito era equipado com o motor 3.6 V6 a gasolina de 280 cv e 37,4 kgfm, combinado ao câmbio automático de 8 marchas e tração integral 4Motion, mesmo conjunto utilizado pelo Atlas. É bem provável que mantenha esse motor como a opção a gasolina. Considerando que temos poucas picapes acima dos modelos médios no Brasil e que, dependendo do peso, pode ser restrita a quem tem CNH categoria C, será que a VW Atlas Tanoak teria chances por aqui?

Fonte: Autocar

Galeria: Volkswagen Atlas Tanoak Concept