Novo Toyota RAV4 2019 aparece em registro de patente no Brasil
Nova geração do SUV mais vendido do mundo ainda não tem data de estreia em nosso mercado
Apresentada no Salão de Nova York (EUA), em março, a nova geração do Toyota RAV4 já começa a dar sinais de que irá chegar ao nosso país. A marca japonesa fez o registro de desenho industrial do SUV, como revelado nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Porém, sua chegada deve demorar, pois ainda não começou a ser vendido no exterior, o que acontecerá no final do ano nos EUA – isso não descarta uma apresentação surpresa no Salão de São Paulo, em novembro.
Como mostram os desenhos publicados na revista do INPI, a quinta geração do Toyota RAV4 mudou radicalmente de design, inspirada pelo conceito FT-AC do Salão de Los Angeles de 2017. Adotou a plataforma modular TNGA, a mesma versão utilizada pelo sedã Camry e que será usada pelo novo Corolla.
Ao contrário do que normalmente acontece, o RAV4 ficou menor, com 4,59 metros de comprimento (-0,5 centímetro), 1,85 m de largura (+1 cm), 1,69 m de altura (-0,5 cm) e 2,69 m de entre-eixos (+3 cm). Embora tenha encolhido por fora, ficou mais espaçoso por dentro.
Desta vez, o RAV4 poderá fazer off-road de verdade. Seu vão livre aumentou 1,3 cm, os balanços dianteiros e traseiros estão menores e há um novo sistema de tração integral chamado Dynamic Torque Vectoring AWD, capaz de desconectar completamente o eixo traseiro. Para entrar em movimento, recebeu um motor 2.5 de quatro cilindros. Pode trabalhar sozinho, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas, e ou junto com um motor elétrico na versão híbrida. A Toyota ainda não divulgou os dados das motorizações.
Para enfrentar competidores como Honda CR-V, o novo RAV4 ficou mais equipado e refinado. A cabine é bem minimalista, seguindo a nova tendência da fabricante. Traz central multimídia com tela de 7 polegadas (8” como opcional), carregamento de smartphone sem fio, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixa e outros itens.
Se você espera pelo novo RAV4 no Brasil, é melhor ter paciência. Como as vendas começam apenas no final do ano, a produção será destinada aos mercados que já absorvem o SUV com facilidade, como os EUA e a Europa. Importado do Japão, o RAV4 tem vendas limitadas no Brasil por conta de volume e também do preço. De qualquer forma, a nova geração deve desembarcar por aqui em 2019, considerando um cenário mais positivo.
Imagens: INPI e Motor1.com
Galeria: Toyota RAV4 2019 - INPI
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
- 13:00 Polônia ou Espanha podem sediar fábrica da chinesa Geely na Europa
- 11:00 De olho no DCT da Honda, BMW lança sistema de embreagem automática
- 10:00 Denza D9: BYD estuda vender super minivan de luxo no Brasil em 2025
- 08:00 Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |