Apresentada no Salão de Nova York (EUA), em março, a nova geração do Toyota RAV4 já começa a dar sinais de que irá chegar ao nosso país. A marca japonesa fez o registro de desenho industrial do SUV, como revelado nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Porém, sua chegada deve demorar, pois ainda não começou a ser vendido no exterior, o que acontecerá no final do ano nos EUA – isso não descarta uma apresentação surpresa no Salão de São Paulo, em novembro.

Leia também:

Como mostram os desenhos publicados na revista do INPI, a quinta geração do Toyota RAV4 mudou radicalmente de design, inspirada pelo conceito FT-AC do Salão de Los Angeles de 2017. Adotou a plataforma modular TNGA, a mesma versão utilizada pelo sedã Camry e que será usada pelo novo Corolla.

Ao contrário do que normalmente acontece, o RAV4 ficou menor, com 4,59 metros de comprimento (-0,5 centímetro), 1,85 m de largura (+1 cm), 1,69 m de altura (-0,5 cm) e 2,69 m de entre-eixos (+3 cm). Embora tenha encolhido por fora, ficou mais espaçoso por dentro.

Toyota RAV4 2019 - INPI
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019 - INPI
Toyota RAV4 2019

Desta vez, o RAV4 poderá fazer off-road de verdade. Seu vão livre aumentou 1,3 cm, os balanços dianteiros e traseiros estão menores e há um novo sistema de tração integral chamado Dynamic Torque Vectoring AWD, capaz de desconectar completamente o eixo traseiro. Para entrar em movimento, recebeu um motor 2.5 de quatro cilindros. Pode trabalhar sozinho, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas, e ou junto com um motor elétrico na versão híbrida. A Toyota ainda não divulgou os dados das motorizações.

Toyota RAV4 2019 - INPI

Para enfrentar competidores como Honda CR-V, o novo RAV4 ficou mais equipado e refinado. A cabine é bem minimalista, seguindo a nova tendência da fabricante. Traz central multimídia com tela de 7 polegadas (8” como opcional), carregamento de smartphone sem fio, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixa e outros itens.

Toyota RAV4 2019

Se você espera pelo novo RAV4 no Brasil, é melhor ter paciência. Como as vendas começam apenas no final do ano, a produção será destinada aos mercados que já absorvem o SUV com facilidade, como os EUA e a Europa. Importado do Japão, o RAV4 tem vendas limitadas no Brasil por conta de volume e também do preço. De qualquer forma, a nova geração deve desembarcar por aqui em 2019, considerando um cenário mais positivo.

Imagens: INPI e Motor1.com

Galeria: Toyota RAV4 2019 - INPI

Envie seu flagra! flagra@motor1.com