Todo mundo hoje em dia quer um SUV, mas nem sempre se preocupa em ver se ele tem os equipamentos de segurança adequados. O controle de estabilidade (ESP) é um dos mais importantes para este tipo de veículo, mas, infelizmente, ainda há algumas fabricantes oferecendo este item como opcional ou apenas nas configurações mais caras. Só que ele é um item essencial para segurança, como mostra este teste feito pelos mexicanos do Autologia: 

Os SUVs chamam a atenção por serem mais altos e terem distância em relação ao solo maior do que a dos outros veículos. É vantajoso em situações de ruas acidentadas ou sem pavimentação. Porém, tem suas desvantagens. Como está mais alto, isso eleva o centro de gravidade do carro, o que aumenta o perigo em desvios rápidos ou curvas fechadas em alta velocidade. 

Para resolver essa questão, os carros utilizam o controle de estabilidade e outros sistemas eletrônicos. O Autologia fez uma prova dinâmica com o Nissan Kicks, em sua versão mais básica, sem o ESP, e depois com o equipamento. Assim como no Brasil, o ESP é um item opcional nas configurações de entrada do Kicks mexicano. Para mostrar sua importância, realizaram o famoso "teste do alce", simulando uma situação em que o motorista precisa desviar rapidamente de um obstáculo - como um alce atravessando a estrada. Muitos carros já falharam neste teste, como a picape Toyota Hilux em 2016.

 

Leia também:

Por volta dos 9 minutos do vídeo, o Autologia começa a fazer os testes com o Kicks sem o ESP. Começam a 60 km/h, o que já assusta o motorista, pois ele percebe que a traseira estava perto de levantar. Em seguida, ele faz a 70 km/h e o SUV chega muito perto de capotar. Logo depois, realizam o mesmo teste com um Kicks com ESP sem grandes problemas.

 

Fica a lição para quem deseja um SUV. As fabricantes irão segurar a oferta do controle de estabilidade até 2020, quando a legislação brasileira passará a exigir o item de série em todos os carros. O melhor é optar por um modelo que venha com o item de série ou gastar um pouco mais para equipar o veículo com o ESP (se ofertado como opcional). O que está em jogo é sua segurança em uma situação de emergência.

Fonte: Autologia via Youtube | Truth About Cars

Envie seu flagra! flagra@motor1.com