Já notou que o novo Ford Focus não tem o conhecido design com seis janelas laterais? Isso tem um motivo chamado China. Jordan Demkiw, gerente de design exterior da Ford Europa, disse ao site GoAuto que o gosto dos chineses ditou a forma como a quarta geração do Focus foi desenhada.
Desde que foi lançado, em 1998, o Ford Focus sempre manteve um detalhe em especial no seu design: seis janelas, com vidros adicionais na coluna C. Porém, agora que a Ford fez o Focus pensando mais na China e pretende tirá-lo de linha nos EUA, este elemento acabou excluído para se adequar ao gosto dos chineses. Aparentemente, o mercado chinês prefere portas maiores. Acesso fácil é um fator decisivo na venda. Não é nenhuma surpresa, já que os chineses gostam de carros maiores, tanto que as fabricantes fazem versões com entre-eixos alongado especialmente para eles.
Por isso, a Ford tomou a decisão de usar o mesmo estilo do Ford Focus Fastback. Como resultado, as três carrocerias - hatchback, sedã e perua - compartilham as portas traseiras pela primeira vez. Isso não só faz com que o Focus seja mais atraente para os chineses, como também reduz os custos de produção para a Ford.
Então, sim, se o novo Ford Focus algum dia chegar ao Brasil (possibilidade cada vez mais remota), virá sem suas tradicionais seis janelas. E agora você sabe a razão disso.
Fonte: GoAuto.com.au
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação