Pela primeira vez em sua história, a Volvo produzirá um novo modelo sem a oferta de um motor diesel. O novo sedã S60, que será lançado mundialmente em breve, se tornará o símbolo da nova estratégia da fabricante sueca em apostar em tecnologias de propulsão alternativas a combustão.
A partir de 2019, os seus lançamentos serão vendidos em configurações híbrida e híbrida plug-in, ambas com o motor a combustão movido apenas a gasolina, e opção totalmente elétrica a bateria.
"Nosso futuro é elétrico e não vamos mais desenvolver uma nova geração de motores a diesel", afirmou Håkan Samuelsson, presidente e CEO da empresa. "Vamos descontinuar os carros apenas com motor de combustão interna, com versões híbridas a gasolina como opção de transição à medida que avançamos para a eletrificação total. O novo S60 representa o próximo passo nesse compromisso".
No mês passado, a Volvo Cars reforçou sua estratégia de eletrificação ao informar que já trabalha para que seus carros totalmente elétricos representem 50% de suas vendas globais até 2025. O anúncio foi feito no Salão do Automóvel de Pequim, posicionando a marca como um poderoso concorrente na China, maior mercado do mundo de carros eletrificados.
O novo sedã médio de luxo, o S60 utiliza a nova plataforma modular SPA, a mesma dos demais modelos da Série 90 e 60. A versão station wagon já foi lançada este ano em Estocolmo.
Inicilamente, o novo S60 terá como opções os motores a gasolina Drive-E de quatro cilindros, além de duas versões híbridas plug-in a gasolina. O modelo será produzido apenas na nova fábrica da Volvo localizada em Carolina do Sul, nos Estados Unidos, local de onde será exportado para os demais mercados mundiais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV fazem uma vítima: Volvo deixa de oferecer o S60 na Espanha
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo apresenta novos S60 e V60 2023 na Europa
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Americano dirige Volvo por 1 milhão de km e ganha um S60 novo