Volvo apresenta novos S60 e V60 2023 na Europa
Station Wagon e sedã suecos ainda resistem do domínio dos SUVs
No final do ano passado, a Volvo apresentou ao mercado brasileiro algumas atualizações para a linha 2022 de um de seus principais modelos: o XC60. O SUV intermediário da marca sueca recebeu algumas atualizações visuais e tecnológicas seguindo o facelift apresentado no mercado Europeu anteriormente.
Agora, chegou a hora de o restante da "linha 60" da Volvo receber atualizações também. O site europeu da empresa já mostra a linha 2023 para o sedã S60 e a V60 perua. Ambos receberam exatamente as mesmas mudanças que, assim como aconteceu no utilitário esportivo, foram leves e o facelift serviu mais para dar um novo fôlego para a dupla. O S60, por exemplo, não mudava desde 2018 na Europa.
As mudanças no visual estão mais concentradas nas tomadas de ar do para-choque dianteiro, que receberam novo desenho com acabamento em preto brilhante. Na traseira, o escapamento agora fica escondido. A mudança visual mais impactante foi a introdução de uma nova opção de roda de liga leve com 6 raios e acabamento diamantado, disponível tanto para o S60 2023 quanto para a V60 2023.
Por dentro, as alterações na dupla média da Volvo são ainda menos perceptíveis, com painel e instrumentos sem alterações. No entanto, a grande atualização foi na central multimídia. Assim como aconteceu com o novo XC60 2022 no Brasil, ela recebeu um sistema operacional com base Android, permitindo maior uso de ferramentas do Google no carro. Ela ainda roda tanto Android Auto quanto Apple Car Play por meio de espelhamento.
Na Europa, S60 e V60 são oferecidos com motorizações híbridas-leves ou plugáveis (PHEV). No primeiro caso, estão disponíveis sempre com um 2.0 turbo de quatro cilindros em conjunto a um sistema elétrico de 48V que acrescenta 14 cv na potência total. Há opções variando entre 163 cv e 300 cv. A perua é a única que pode trazer um 2.0 turbodiesel com auxílio do sistema de 48V. Nele, são 197 cv.
Outra alteração para os carros com o sistema híbrido-leve é a troca do câmbio automático convencional de 8 velocidades por um automatizado de 7 marchas. De acordo com a Volvo, a alteração permitiu ao S60 e à V60 uma redução nas emissões de poluentes e também no consumo. Para os modelos híbridos plug-in (PHEV) o câmbio permanece sendo o automático de 8 marchas.
Falando nas versões PHEV, elas são equipadas com o mesmo 2.0 turbo a gasolina, que pode entregar 253 cv ou 310 cv. No entanto, o pacote híbrido inclui um motor elétrico que, sozinho, entrega 146 cv. O sistema elétrico é alimentado por um conjunto de baterias com 14,9 kWh de capacidade. Segundo a Volvo, é o suficiente para oferecer até 94 km de autonomia em modo puramente elétrico.
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