Para combater o crescimento vertiginoso dos crossovers nos últimos anos, a Ford aposta na renovação do Focus com um bocado de tecnologia. Novo design, tanto por fora quanto por dentro, e uso de materiais mais nobres na cabine certamente vão trazer novos consumidores para o segmento. Revelado na Alemanha num evento exclusivo, agora o Focus é apresentado no Salão de Pequim, na China, de onde será exportado para os EUA a partir do segundo semestre de 2019 - e, com alguma sorte, para a América do Sul. 

O Focus 2019 roda sobre a nova plataforma C2, que permitiu melhorar o espaço interno, segurança em impactos e aerodinâmica. O entre-eixos foi ampliado em 53 mm, aumentando o espaço tanto na dianteira quanto na traseira. A rigidez à torção foi aprimorada em 20% na comparação com o Focus atual.   

Mais do que um belo desenho, o Focus ganhou carroceria mais fluida, chegando a um Cx (coeficiente aerodinâmico) de baixos 0,25 na versão sedã e 0,27 no modelo hatch. São os melhores valores da categoria, o que juntamente com a redução de peso de 88 kg ajudou a reduzir o consumo e as emissões de COem 10%.

Ford Focus IV

Em termos de tecnologia, o Focus foi equipado com piloto automático adaptativo com função stop and go para o trânsito, leitura de placas e sistema de manutenção de faixa de rodagem. Outra novidade diz respeito aos faróis adaptativos que detectam as curvas - o sistema permite pré-ajustar os faróis antes de uma curva, junção ou rotatória. Em vez de esperar o comando do volante, o recurso usa uma câmera na dianteira que monitora uma distância de 65 metros à frente do carro. 

Leia também:

A lista de equipamentos inclui ainda head-up display, sistema de estacionamento automático aprimorado e detecção de pedestres e ciclistas. Há ainda o alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré, frenagem automática pós-colisão (para evitar uma segunda batida), alerta de contra-mão e assistência de evasão, que ajuda no movimento da direção para o motorista evitar um acidente. Já o FordPass Connect permite aos proprietários controlar diversas funções do carro diretamente de seu smartphone, como localização do veículo, vida útil do óleo, nível de combustível, trava e destrava das portas e partida remota para os modelos equipados com botão de partida.

Ford Focus IV

Por dentro, há carregador sem fio para celular e central multimídia de 8" com Sync3 compatível ao Android Auto e Apple CarPlay. Comandos por voz estão disponíveis para diversas funções, tais como rádio, ar-condicionado e navegação. Como opcional, haverá um sistema de som da Bang&Olufsen com 675 watt, 10 falantes e subwoofer. 

Na Europa, o Focus terá duas opções de motor a gasolina: 1.0 EcoBoost em versões de 84, 99 e 123 cv, e 1.5 EcoBoost de 148 ou 180 cv. As transmissões são manual de 6 marchas e a nova automática de 8 posições. O motor maior conta com sistema de desativação de cilindro para redução de consumo. 

Enquanto os europeus vão receber o Focus nas configurações hatch, sedã, perua e Active (aventureira), os EUA terão apenas o três-volumes na versão aventureira Active (que eles chamam de crossover). No Brasil, sua chegada ainda é incerta. 

Fotos: Motor1.com 

Galeria: Ford Focus (2018) - Fotos ao vivo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com