Quando pensamos em levar um cachorro no carro, logo vem à cabeça aquela imagem do pet com a cabeça para fora da janela, se divertindo com o vento. Mas não é uma situação legal, nem para você nem para o cachorro (que pode ter otite). Pensando nisso, elaboramos um rápido guia para você levar seu companheiro com segurança e dentro da lei.  

Todo animal tem que estar dentro do carro da forma certa, pelo perigo dele se machucar em caso de acidente ou pelas exigências da lei. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 195,26 (infração grave) e 5 pontos na CNH no caso de transporte inadequado de animais.

Leia também:

Segundo o Artigo 235 do CTB, é proibido conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo em casos autorizados. Isto vale para o cachorro com a cabeça para o lado de fora. Também não pode colocar os animais pequenos entre os braços e pernas enquanto dirige, o que não é permitido pelo Artigo 252. Deixar o animal solto dentro do veículo também pode render uma punição, pelo risco dele distrair o motorista, o que seria enquadrado no Artigo 169.

Nissan X-Trail 4Dogs Concept

Vamos começar falando do que não pode. Não é permitido carregar animais soltos no colo de algum dos ocupantes, no porta-malas fechado (sedãs) ou na caçamba das picapes (neste último caso, é permitido com uma autorização especial). O argumento é que, com ele solto, poderá machucar os ocupantes pelo efeito da inércia.

Para bichos de pequeno porte, como gatos e cães pequenos, o recomendado é o uso de uma caixa ou assento especial, presa no banco traseiro com o cinto de segurança. Se não estiver dentro do seu orçamento, uma alternativa é o uso de coleiras presas diretamente no ponto de trava do cinto de segurança (à venda em pet shops) e grade ou cercado para evitar que o animal se mova pelo carro.

Para animais pequenos como hamsters e pássaros, recomenda-se levá-los dentro da gaiola, presa com o cinto de segurança e coberta por um pano fino, como uma forma de diminuir o estresse pelo balanço do carro. No caso de cães grandes, o ideal é utilizar cintos de segurança especiais e grade para restringir seus movimentos.

Nissan X-Trail 4Dogs Concept

Mantenha uma pequena parte da janela aberta para circular o ar e evite alimentar ou dar água ao animal até três horas antes de viagens mais longas, para evitar enjoos. Depois de um tempo, com o animal já acostumado com o movimento, você pode dar comida em pequenas quantidades.

Fotos: divulgação

Galeria: Conceito - Nissan X-Trail 4Dogs

Envie seu flagra! flagra@motor1.com