Informalmente, no dia 4 de abril é celebrado o dia do 4x4. Mas não só de fora-de-estrada vive este tipo de tração. A Mitsubishi, marca tradicional quando o assunto é tração nas quatro rodas, reuniu sua linha completa no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP) para mostrar como funciona cada sistema de distribuição de força entre as rodas.
Segundo a Mitsubishi, cada segmento tem seu tipo de tração 4x4 correspondente ao uso do veículo. Picapes, SUVs, esportivos e híbridos se comportam de forma diferente, cada um com um modo de funcionamento específico de seus componentes.
Para os SUVs, como o ASX e Outlander, a Mitsubishi aplica um sistema integral automático. A distribuição entre os eixos é feita automaticamente, com possibilidade de travar a tração em 50/50% por meio de um botão no console central. Mesmo que este tipo de veículo não seja o mais visto nas trilhas, a tração nas quatro rodas é importante, por exemplo, na estrada com chuva e em curvas. Mais do que tirar o carro de atoleiros, a tração integral ajuda a manter a trajetória mesmo no asfalto.
A picape L200 Sport usa um sistema mais parecido com o clássico 4x4. Operado por botão giratório, oferece a opção de tração 4x2 (apenas traseira), 4x4H, que permite usar a tração nas quatro rodas no asfalto (já que não bloqueia totalmente a caixa de transferência), e o 4x4L, que distribui igualmente a tração entre as rodas com a caixa de transferência totalmente bloqueada mais a reduzida, que reduz o diferencial e deixa a relação de marchas mais curta. Também há o bloqueio o diferencial traseiro, que faz as rodas girarem na mesma velocidade mesmo quando uma delas está no ar. O mesmo sistema equipa, por exemplo, o Pajero Full.
O finado Lancer Evolution X usava um terceiro sistema. Ele misturava comandos eletrônicos com hidráulicos para definir quando a tração chega ao eixo traseiro, ajudando no contorno de curvas mais fechadas e em saídas rápidas, por exemplo. Diferentemente do que sempre se pensou, o Evo X foi desenvolvido para uso prioritário no asfalto, mas também pode ir para a terra (onde ficou famoso por conta dos ralis). Até o freio de mão, acionado acima dos 6 km/h, tinha a função de ajudar na tocada esportiva.
E o futuro? Os elétricos e híbridos facilitam a utilização da tração nas quatro rodas. Com motores individuais por rodas ou por eixos, é necessário apenas um sistema eletrônico para ligar ou desligar cada um, além de regular a velocidade de cada roda em diversas situações. Isso reduz o peso, com menos componentes, e melhora a acomodação dos equipamentos na plataforma. Sem contar que, com 100% de torque entregue a todo tempo (motores elétricos), fazer off-road tende a ficar ainda mais fácil.
Fotos: Mitsubishi
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