Conceitos esquecidos: Audi Avantissimo era a perua do A8 que queríamos

Seria a station-wagon top de linha da Audi. Seria...

2001 Audi Avantissimo concept 2001 Audi Avantissimo concept

Nome: Audi Avantissimo

Estreia: Salão de Frankfurt 2001

Especificações: 4.2 V8 biturbo de 430 cv e 61,2 kgfm de torque, tração integral Quattro, transmissão automática de 6 marchas, carroceria de alumínio.

Porque lembramos dele:

A ideia de uma perua grande de luxo da Audi poderia interessar a quem não quer entrar na onda dos SUVS.

Lembra quando a Audi brincou com nossas emoções e mostrou um A8 Coupe no Salão de Genebra de 1997? A marca alemã nos deixou chupando o dedo de novo quatro anos depois, quando revelou o Avantissimo em Frankfurt (Alemanha), como uma proposta de um A8 station-wagon. Só que, assim como no caso do cupê, este conceito nunca tornou-se um modelo de produção.

O Avantissimo, na verdade, adiantava duas coisas: a segunda geração do A8 (D3), lançada um ano depois dessa apresentação, e a central multimídia Multi Media Interface (MMI), sistema que ainda é utilizado. Largo e imponente, o protótipo tinha um pouco mais de 5 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,43 m de altura, com design futurista.

Contava com carroceria de alumínio, para ficar o mais leve possível. E foi criado com um teto de vidro e painéis fotovoltaicos para absorver a energia do sol, utilizada para dar energia ao sistema de ventilação do carro enquanto o motor estiver desligado, evitando gasto de combustível.

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Falando no motor, os engenheiros da Audi colocaram o então novo 4.2 V8 biturbo, transmitindo a potência para as quatro rodas usando o sistema Quattro e a transmissão automática de 6 marchas, que podia ser controlada por aletas atrás do volante.

As enormes rodas aro 22" de liga leve com acabamento polido usavam um sistema diferente de presilhas, que efetivamente acabavam com o risco do pneu destalonar. Com sensores internos de pressão, os pneus eram do tipo "run flat", capazes de rodar mais de 200 km a até 80 km/h caso estivessem furados. Os faróis bi-xênon também eram especiais, utilizando refletores móveis que permitiam iluminar a curva ao girar o volante para os lados, aumentando a visibilidade.

Apesar de todos estes itens, o Avantissimo não passou de um conceito. Com a Audi agora de olho nos SUVs e crossovers, não devemos ver uma perua grande para ficar acima da A6 Avant tão cedo. Na verdade, deveríamos ficar feliz por ainda apostarem em algumas station wagons.

Fotos: Divulgação

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