O Hyundai Santa Fe chega à sua quarta geração como o modelo de maior destaque da empresa durante o Salão de Genebra (Suíça). O maior SUV da marca coreana começará a ser vendido no mundo todo na metade deste ano, maior e mais equipado. Embora a CAOA, importadora oficial da fabricante, não confirme sua chegada, ele já aparece rodando pelo país em teste.
A troca de geração também serve para a Hyundai mudar a estratégia do Santa Fe 2019. Lá fora, esse nome é usado para o modelo de 7 lugares, enquanto o de 5 assentos é chamado Santa Fe Sport. Agora o modelo convencional usa o nome padrão e, daqui a alguns meses, terá a versão XL, com entre-eixos mais longo e 7 bancos. Por fim, a marca prepara um SUV ainda maior, com capacidade para 8 passageiros, e que terá um novo batismo.
O novo SUV da Hyundai está maior consideravelmente maior nesta geração. O entre-eixos cresceu para 2,76 metros, 6 centímetros a mais do que o atual. O comprimento total foi de 4,69 m para 4,77 m. Isso para o modelo de 5 lugares, pois não divulgaram os dados do Santa Fe XL.
O motor mais básico é o 2.4 de quatro cilindros, que gera 188 cv. Se for pouco para o cliente, ele poderá escolher o 2.0 turbo de 235 cv. A opção a diesel será o 2.2 turbo de 202 cv. Todos utilizam o novo câmbio automático de 8 marchas, desenvolvido pela própria Hyundai para aposentar a caixa de 6 velocidades. Segundo a marca, é mais leve e eficiente, e pode trabalhar com o sistema de tração integral. No futuro, entrará na onda da eletrificação com uma variante híbrida.
A marca também aposta em tecnologia para o modelo. Ele ganhou uma central multimídia com tela “flutuante” de 7 polegadas e suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Bem seguro, o Santa Fe 2019 pode ser equipado com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos entre os principais itens. Estreia o sistema que avisa caso o carro seja trancado com alguém no banco traseiro – evitando os casos de crianças pequenas esquecidas no veículo.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina sairão de linha em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas