Conceitos esquecidos: Ford Ghia Saetta, o modelo que deu origem ao Ka
Compacto nasceu como conversível de design ousado em 1996, antecipando a primeira geração do subcompacto da Ford
Nome: Ford Ghia Saetta
Apresentação: Salão de Turim (Itália) - 1996
Especificações: Motor 1.3 de quatro cilindros, tração dianteira, dois assentos
Porque lembramos dele:
Até a primeira metade da década de 1990, a Ford tinha o Fiesta como seu carro de entrada para a Europa. Depois desceram um degrau em 1996, com o lançamento do subcompacto Ka. Pouco antes de sua estreia, a marca adiantou um pouco de como seria o modelo com o conceito Ghia Saetta, apresentado no Salão de Turim (Itália).
Visto de traseira, é impossível associar o Saetta com a primeira geração do Ka. As lanternas em forma de V e o porta-malas em um ângulo mais baixo enganam completamente. Mas é fácil notar sua ligação com o compacto olhando para a frente, com o jogo de formas entre grade e faróis, muito semelhante ao do modelo final. Boa parte do interior também acabou sendo levado para a versão de produção, especialmente o painel de desenho arredondado.
Batizado de Saetta (relâmpago, em italiano), o conceito utilizava a filosofia de estilo que a Ford batizou de “New Edge”. Era construído sobre a plataforma do Fiesta e, por conta de seu porte compacto, tinha apenas dois assentos. Sob o capô estava o motor 1.3 Endura E de quatro cilindros, o mesmo do Fiesta e que acabou usado no Ka de produção.
Foi um carro impressionante para a época, com seu design ousado e detalhes com formas bem definidas, como a peça cinza do para-choque que se integrava aos para-lamas. Tinha painéis de fibra de carbono no exterior e uma barra longitudinal que ligava o para-brisa à parte de trás. Foi leiloado por US$ 58.750 (R$ 191,2 mil) há alguns anos.
Fotos: Divulgação
Galeria: Conceitos Esquecidos: Ford Ghia Saetta
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
Sobre este artigo
Categoria |