Latin NCAP - Onix melhora e tira 3 estrelas, Virtus tem nota máxima
Onix e Prisma ganharam estrutura lateral reforçada e acabam com estigma da nota zero. Virtus repete resultado do Polo
O Latin NCAP acaba de apresentar a primeira rodada de testes de colisão de 2018. A surpresa é o novo teste do Chevrolet Onix e do sedã derivado Prisma. Com estrutura reforçada na lateral, o resultado subiu para 3 estrelas, o máximo que podem receber sem que tenham controle de estabilidade. O outro veículo testado foi o Volkswagen Virtus, que repetiu o desempenho do Polo e recebeu nota máxima de 5 estrelas.
O grande destaque desta rodada, sem dúvida, foi o novo teste do Chevrolet Onix. O hatchback havia zerado no crash-test do ano passado, por conta do desempenho no impacto lateral – as portas abriram e a coluna B não aguentou o impacto. A General Motors reforçou a estrutura tanto do hatch quanto do sedã Prisma e entregou para que o Latin NCAP fizesse um novo teste. Segundo a entidade, o compacto passou a ser produzido com essas melhorias no dia 15 de janeiro deste ano.
Galeria: Latin NCAP - Chevrolet Onix e Prisma 2018
No impacto frontal, o desempenho foi próximo ao do teste anterior. A estrutura é considerada estável, enquanto a área dos pés é instável. Consideraram a proteção ao peito do motorista como fraca e os joelhos tem proteção marginal, pelo risco de baterem contra estruturas atrás do painel. No impacto lateral, o Onix reforçado não teve o problema do antigo, mantendo as portas fechadas. O Latin NCAP diz que recebeu elementos de absorção nas laterais. O nível de proteção foi similar ao do impacto lateral. Como não tem controle de estabilidade, não fizeram o teste de poste. Já adiantaram uma das novidades da linha 2018 do Onix: adição de ISOFIX para cadeirinhas infantis. E também ganhou um novo cinto de segurança para o motorista.
Pouco após a divulgação do resultado, a GM enviou um comunicado à imprensa:
A GM informa que desde a publicação da nova norma da ABNT sobre impactos laterais, em agosto de 2013, trabalha na evolução estrutural do Onix. Os reforços estruturais recentemente implementados no veículo antecipam a entrada em vigor da norma. O resultado do teste realizado pela Latin NCAP, conferindo três estrelas ao modelo, reflete as melhorias incorporadas ao veículo.Seguindo o programa de melhoria contínua do produto e de antecipação ao cumprimento de futuras normas de segurança, o Onix passou a ser equipado ainda com os sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, a exemplo do que já acontecia com o alerta de não utilização do cinto de segurança e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Apresentado ontem à imprensa, o Volkswagen Virtus já passou pelo crash-test. Recebeu a nota máxima de 5 estrelas, o mesmo que o Polo. Na verdade, o Latin NCAP só testou o sedã no impacto lateral, aplicando o mesmo resultado do hatch para o crash-test dianteiro e de poste. A justificativa é que a estrutura frontal é idêntica nos dois modelos – essa estratégia foi usada também para o teste do Onix e Prisma. Elogiaram a proteção para cabeça e pernas, recebendo uma classificação “adequada” para a proteção ao peito do motorista em todos os testes.
Galeria: Latin NCAP - Volkswagen Polo e Virtus 2018
Fotos e vídeos: Divulgação
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
- 16:08 Substituto do Nissan March será elétrico e terá base de Renault 5
- 14:31 Bentley Batur Convertible tem apenas 16 unidades e custa mais de R$ 10 milhões
- 12:39 Prestes a mudarem, T-Cross, Nivus e Amarok têm descontos de até R$ 35 mil
- 12:07 Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Sobre este artigo
Categoria |