Ford Ka e Ka+ zeram em novo teste de colisão do Latin NCAP
Tanto hatch quanto sedã foram duramente criticados pela proteção lateral
O Latin NCAP divulga mais um resultado de crash-test. Desta vez, a dupla Ford Ka e Ka+ foi reavaliada pela entidade e, pelo novo protocolo, receberam nota zero na proteção para adultos e três para crianças. O que causou este resultado ruim foi o teste de impacto lateral, que mostrou um problema estrutural – o mesmo caso do Chevrolet Onix.
Segundo o Latin NCAP, o impacto lateral mostrou a falta de reforços estruturais tanto do Ford Ka quanto no sedã Ka+. A coluna B acabou deslocada a ponto de bater contra o passageiro dianteiro, e a entidade acredita que a pessoa estaria em risco mesmo se o veículo tivesse airbags laterais. Além disso, a porta traseira não resistiu e abriu após o impacto, expondo os passageiros a mais um risco. Não é equipado com controle de estabilidade nas versões testadas, outro motivo para a nota baixa.
Para proteção infantil, a nota foi de 3 estrelas de 5. O Latin NCAP criticou a falta de cinto de segurança de três pontos em todas as posições (algo estranho, já que o cinto de três pontos é de série no Ka brasileiro desde o modelo 2017, lançado em abril de 2016) e a impossibilidade de desligar o airbag dianteiro do passageiro, impedindo que seja utilizada uma cadeirinha infantil no assento dianteiro. Por outro lado, recebeu elogios por contar com ISOFIX, que foi capaz de evitar o deslocamento dos assentos infantis durante o impacto.
No teste anterior, apresentado em novembro de 2015, o Ford Ka havia recebido nota quatro para adultos e três para crianças. Essa queda na avaliação aconteceu também com o Chevrolet Onix em maio deste ano, quando o Latin NCAP testou novamente o hatchback e o reprovou pela mesma falha na proteção lateral.
Fotos e vídeo: Divulgação
Galeria: Crash Test - Ford Ka/Ka+
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança
Journey da GAC? Chinesa já tem carros vendidos por outras marcas
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Nova Mitsubishi Triton 2026 recebe nota máxima de segurança
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança