VW inicia contagem regressiva para produção do elétrico I.D.

Modelo de porte médio chegará ao mercado em 2019

Board members and top managers from suppliers at the MEB Supplier Summit. Board members and top managers from suppliers at the MEB Supplier Summit.

Anunciado como responsável pela grande virada tecnológica da Volkswagen depois do Dieselgate, o lançamento da linha de modelos elétricos I.D. já tem data marcada para acontecer.

Em anúncio realizado nesta semana, a marca confirmou a assinatura de contratos com fornecedores e definiu que, dentro do prazo máximo de exatamente 100 semanas, o primeiro representante da nova família sairá das linhas de montagem na Alemanha. A estreia é a apenas a primeira de uma extensa leva de elétricos programados para os próximos 5 anos que resultará, segundo a própria VW, "na maior ofensiva de produtos e tecnologia da história".

Leia também:

"Os preparativos para a entrada nesta nova era de mobilidade elétrica acessível estão bem encaminhados", disse o CEO Herbert Diess. Ainda segundo o executivo, a fábrica de Zwickau, na região da Saxônia, concentrará a produção da maioria destes novos modelos e, não por acaso, será transformada no "maior centro de mobilidade elétrica de toda a Europa". Este novo portfólio será sustentado pela plataforma modular MEB, desenvolvida especialmente para esta finalidade. A Volkswagen, sozinha, lançará 20 novos modelos e, somando todas as marcas do grupo, este número chegará a 32 novos elétricos até 2022.

O primeiro a ser lançado, batizado apenas de I.D., chegará ao mercado em 2019 e será um hatchback de porte médio. Na seqüência, serão apresentados o I.D. Buzz (releitura da finada Kombi) e o I.D. Crozz (carroceria SUV), seguidos de uma série de derivações. Concessionárias da Europa, Estados Unidos e China serão as primeiras a receber a nova gama.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com