Em seu melhor outubro desde 2009, o mercado europeu viu a Peugeot se destacar nas vendas de veículos novos. Impulsionando o resultado da marca francesa em 16,5% na comparação com o ano passado – a maior evolução dentre todas as marcas do top 10 -, 208 e 3008 registraram momentos históricos.
O modelo compacto, com 21.556 unidades, assegurou um expressivo terceiro lugar. A última vez que o 208 havia figurado no pódio fora em maio de 2013. Em toda a sua carreira comercial, esta foi apenas a quinta vez que o modelo figurou entre os três preferidos dos europeus. Já o 3008, com 15.434 novas unidades nas ruas, chegou à 14ª colocação e atingiu o seu melhor posicionamento em todos os tempos.
Galeria: Volkswagen Golf 2017
Além dos Peugeot, outra grande atração do mês passado foi o campeão de vendas do continente. Com 43.679 unidades, o VW Golf registrou crescimento na casa dos dois dígitos pelo segundo mês consecutivo. Mais do que isso: esta foi a maior evolução do modelo em quase quatro anos.
Galeria: Novo Ford Fiesta 2018
Único entre os dez primeiros a perder espaço nos últimos doze meses, o Ford Fiesta (20.466) foi o quarto colocado. Primeiro representante dos SUVs/crossovers, segmento responsável por quase 1/3 de tudo o que foi vendido em outubro, o VW Tiguan (19.277) completou o top 5 – no top 10, ainda marcaram presença o Nissan Qashqai (18.056), vice-líder geral em setembro, e o Renault Captur (17.051).
Galeria: Toyota Yaris 2017 europeu
Pelo quarto mês seguido entre os primeiros, o Toyota Yaris (17.495) subiu para o oitavo lugar. O Citroën C3 (16.996), pela segunda vez no ano no top 10 – apenas a sexta vez em toda a sua história -, completou a tropa de elite. Destaque negativo do período, o Opel/Vauxhall Astra (13.759), 18º, perdeu quase 1/3 de seus compradores de 2016 para cá.
As vendas de veículos novos encerraram outubro com 1.202.877 unidades registradas, 5,4% acima do mesmo período do ano passado. O acumulado do ano, de 13.184.592 unidades, além de ser 3,4% melhor do que o de 2016, representa o resultado mais expressivo em exatos dez anos para os dez primeiros meses de um ano.
POS. | MODELO | OUT.17 | % MERCADO | OUT.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 43.679 | 3,6% | 35.417 | 23,3% |
2 | RENAULT CLIO | 23.507 | 2,0% | 21.999 | 6,9% |
3 | PEUGEOT 208 | 21.556 | 1,8% | 18.839 | 14,4% |
4 | FORD FIESTA | 20.466 | 1,7% | 22.932 | -10,8% |
5 | VW TIGUAN | 19.277 | 1,6% | 18.646 | 3,4% |
6 | SKODA OCTAVIA | 19.273 | 1,6% | 18.253 | 5,6% |
7 | NISSAN QASHQAI | 18.056 | 1,5% | 17.783 | 1,5% |
8 | TOYOTA YARIS | 17.495 | 1,5% | 15.299 | 14,4% |
9 | RENAULT CAPTUR | 17.051 | 1,4% | 15.544 | 9,7% |
10 | CITROËN C3 | 16.996 | 1,4% | - | - |
11 | FIAT PANDA | 16.506 | 1,4% | 15.032 | 9,8% |
12 | FORD FOCUS | 16.283 | 1,4% | 13.421 | 21,3% |
13 | VW PASSAT | 15.764 | 1,3% | 16.113 | -2,2% |
14 | PEUGEOT 3008 SUV | 15.434 | 1,3% | - | - |
15 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 14.625 | 1,2% | 17.965 | -18,6% |
16 | SKODA FABIA | 14.021 | 1,2% | 14.160 | -1,0% |
17 | PEUGEOT 2008 | 13.849 | 1,2% | 14.097 | -1,8% |
18 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 13.759 | 1,1% | 20.525 | -33,0% |
19 | DACIA SANDERO | 13.631 | 1,1% | - | - |
20 | FIAT 500 | 13.479 | 1,1% | 13.054 | 3,3% |
21 | RENAULT MÉGANE | 13.245 | 1,1% | - | - |
22 | VW POLO | 13.115 | 1,1% | 22.272 | -41,1% |
23 | AUDI A3 | 12.571 | 1,0% | 16.288 | -22,8% |
24 | FORD KUGA | 12.524 | 1,0% | - | - |
25 | HYUNDAI TUCSON | 12.489 | 1,0% | - | - |
26 | SEAT LEON | 12.488 | 1,0% | - | - |
27 | PEUGEOT 308 | 12.029 | 1,0% | 13.919 | -13,6% |
28 | MERCEDES CLASSE C | 11.967 | 1,0% | - | - |
29 | AUDI A4 | 11.782 | 1,0% | - | - |
30 | MERCEDES CLASSE A | 11.640 | 1,0% | - | - |
31 | DACIA DUSTER | 11.565 | 1,0% | - | - |
32 | MERCEDES CLASSE E | 10.530 | 0,9% | - | - |
33 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 10.203 | 0,8% | - | - |
34 | MERCEDES GLC | 10.007 | 0,8% | - | - |
35 | KIA SPORTAGE | 9.771 | 0,8% | - | - |
36 | MINI | 9.563 | 0,8% | - | - |
37 | BMW X1 | 9.538 | 0,8% | - | - |
38 | TOYOTA AURIS | 9.428 | 0,8% | - | - |
39 | SEAT IBIZA | 9.327 | 0,8% | - | - |
40 | RENAULT SCÉNIC | 9.184 | 0,8% | - | - |
41 | BMW SÉRIE 1 | 9.028 | 0,8% | - | - |
42 | VW TOURAN | 8.930 | 0,7% | - | - |
43 | RENAULT KADJAR | 8.754 | 0,7% | - | - |
44 | VW UP | 8.743 | 0,7% | - | - |
45 | BMW SÉRIE 5 | 8.701 | 0,7% | - | - |
46 | OPEL INSIGNIA | 8.050 | 0,7% | - | - |
47 | VOLVO XC60 | 7.868 | 0,7% | - | - |
48 | BMW SÉRIE 3 | 7.686 | 0,6% | - | - |
49 | HYUNDAI I20 | 7.659 | 0,6% | - | - |
50 | TOYOTA C-HR | 7.519 | 0,6% | - | - |
POS. | MARCA | OUT.17 | % MERCADO | OUT.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 133.881 | 11,1% | 130.553 | 2,5% |
2 | RENAULT | 88.855 | 7,4% | 77.064 | 15,3% |
3 | FORD | 80.549 | 6,7% | 76.637 | 5,1% |
4 | PEUGEOT | 77.545 | 6,4% | 66.587 | 16,5% |
5 | MERCEDES-BENZ | 71.727 | 6,0% | 66.016 | 8,7% |
6 | OPEL/VAUXHALL | 68.256 | 5,7% | 69.925 | -2,4% |
7 | AUDI | 66.284 | 5,5% | 67.321 | -1,5% |
8 | BMW | 58.715 | 4,9% | 64.619 | -9,1% |
9 | SKODA | 56.748 | 4,7% | 51.898 | 9,3% |
10 | TOYOTA | 53.769 | 4,5% | - | - |
11 | FIAT | 52.830 | 4,4% | 54.045 | -2,2% |
12 | CITROËN | 43.770 | 3,6% | - | - |
13 | HYUNDAI | 42.301 | 3,5% | - | - |
14 | KIA | 38.076 | 3,2% | - | - |
15 | NISSAN | 37.997 | 3,2% | - | - |
16 | SEAT | 34.075 | 2,8% | - | - |
17 | DACIA | 33.860 | 2,8% | - | - |
18 | VOLVO | 24.721 | 2,1% | - | - |
19 | SUZUKI | 19.649 | 1,6% | - | - |
20 | MAZDA | 16.662 | 1,4% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.202.877 | ... | 1.140.978 | 5,4% |
| ACUMULADO | 13.184.592 | ... | 12.752.186 | 3,4% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de outubro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog