O Euro NCAP apresentou uma nova rodada de testes de colisão, com oito veículos. E alguns deles são bem importantes para o Brasil. O Volkswagen Polo foi um deles, recebendo nota máxima de 5 estrelas na proteção para adultos e crianças – mesma classificação obtida no teste do Latin NCAP. Outro destaque ficou por conta do Volvo XC60, chamado pela entidade de “carro mais seguro à venda na atualidade”, superando até mesmo o seu irmão maior, o XC90.

Com média de 98% para proteção de adultos, 87% para crianças, 76% para pedestres e 95% para equipamentos, o Volvo XC60 superou o XC90 no geral. O pior resultado no teste de colisão frontal completa foi para o passageiro traseiro, que recebeu avaliação média para a área do peito. Em todos os demais (colisão frontal parcial, lateral contra barreira, lateral contra poste e efeito chicote), o SUV obteve nota máxima.

Leia também:

O Polo também foi bem elogiado pelo EuroNCAP. O modelo europeu vem equipado com airbags de cortina, que não aparecem no brasileiro, somente com bolsas frontais e laterais. Obteve média de 96% para adultos, 85% para crianças, 76% para pedestres e 59% para equipamentos. Apresentou boa proteção na maioria dos testes, com algumas notas “adequado” (a segunda melhor) para o motorista e para o passageiro traseiro.

O Seat Arona, versão espanhola do futuro VW T-Cross, foi avaliado e também teve nota máxima. Foi um pouco pior do que o Polo, apesar de usar a mesma plataforma, recebendo média 95% para adultos, 80% para crianças, 77% para pedestres e 60% para equipamentos.

Embora a Volkswagen ainda não confirme, o Skoda Karoq deve ser adaptado para nosso mercado, tornando-se o SUV Tharu, rival do Jeep Compass. Recebeu 93% para adultos, 79% para crianças, 73% para pedestres e 58% para segurança, média inferior à do Arona, por conta de um resultado pior na proteção para passageiros traseiros.

Já confirmado para o Brasil, o Mitsubishi Eclipse Cross foi mais um que se saiu bem, recebendo cinco estrelas. Fecham a lista de avaliados a nova geração do Citroën C3 Aircross, Opel/Vauxhall Crossland X e o Volkswagen T-Roc (acima) – este último é o SUV do Golf, que ficará restrito ao mercado europeu.

Fotos e vídeos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com