Já sabemos que a Ford trabalha à todo vapor na nova geração do Focus, flagrado diversas vezes tanto na Europa quanto nos EUA, com previsão de estreia para o começo do ano que vem. Uma nova notícia indica que a linha do hatch deve crescer, com a chegada de uma variante Vignale (nome dado a modelos com acabamento mais refinado) e a versão aventureira Active.
A Ford quer seguir a receita do novo Fiesta e mover o Focus um pouco mais acima no mercado, como o chefe de mercados globais, Jim Farley, confirmou à investidores no início da semana. Ele também revelou que o hatch médio deve vender um pouco menos do que o atual.
Farley e outro porta-voz da empresa confirmaram que o novo Focus para o mercado europeu será revelado entre janeiro e fevereiro do ano que vem, chegando às concessionárias entre abril e maio. A versão europeia será produzida na fábrica em Saarlouis (Alemanha), enquanto o modelo norte-americana virá da China. Para nós, o Focus continuará a ser fabricado em Pacheco (Argentina).
Atualmente, o Focus é o quarto modelo mais vendido da Europa dentro do seu segmento, atrás dos líderes Volkswagen Golf, Opel Astra e Skoda Octavia. A terceira geração do hatch médio está a quase 7 anos no mercado, mas ainda atrai clientes com mais de 119 mil unidades vendidas nos seis primeiros meses do ano.
Seu sucessor irá utilizar uma plataforma levemente mais larga, o que permitirá que os engenheiros da marca resolvam uma das maiores críticas do modelo atual - seu espaço interno limitado. Quanto ao design, não espere por uma revolução, pois a Ford prefere trabalhar em uma evolução das linhas atuais, como mostram os flagras que já publicamos.
De acordo com com alguns rumores, o novo Focus irá focar nos motores turbo nos EUA, enquanto a Europa terá versões atualizadas dos motores a diesel, usando o 1.0 EcoBoost como a opção de entrada. No Brasil, deve adotar o novo 1.5 Dragon de três cilindros e 137 cv que estreou no EcoSport reestilizado, com um 1.5 turbo substituindo o atual 2.0. O câmbio Powershift irá sair de linha e em seu lugar virá uma transmissão automática de 6 marchas.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação