Ao mesmo tempo em que segue sendo cortejado por uma série de interessados chineses, o grupo FCA prepara internamente alternativas para estimular a competitividade e facilitar uma eventual transação. Conforme relata a agência de notícias Automotive News Europe, uma opção que vem sendo fortemente considerada diz respeito à possibilidade de emancipação das marcas Alfa Romeo e Maserati. A ideia seria repetir o caminho trilhado pela Ferrari em 2016 e garantir foco total em fabricantes que rendem maiores volumes, como Fiat, Dodge, Ram e Jeep.
Na concepção de alguns analistas de mercado, a medida deixaria a FCA mais "enxuta" e facilitaria a atração de potenciais compradores. A ação incluiria ainda o desmembramento da Magneti Marelli, que vale algo em torno de US$ 5 bilhões. Juntas, Alfa e Maserati têm valor estimado em US$ 8,3 bilhões. De todo modo, é certo que uma decisão definitiva deverá sair apenas em 2018, data em que o CEO Sergio Marchionne anunciará novos planos estratégicos.
Especialistas ouvidos pela agência afirmam que a estratégia pode não se repetir de forma tão positiva como aconteceu no caso da Ferrari. Isso porque a Alfa ainda engatinha no objetivo de tornar-se uma verdadeira marca premium global e, junto com a Maserati, demanda bilhões de dólares em investimentos para lançar novos modelos. Um eventual parceiro estrangeiro poderia surgir como solução para esta falta de capital, mas nada é concreto por enquanto.
Alguns analistas, porém, fazem suas apostas. É o caso de David Sullivan, da consultoria AutoPacific, que cravou: "o único comprador que teria dinheiro e razão para assumir a FCA não poderá vir de outro lugar que não seja a China".
Fonte: Automotive News
Fotos: Divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat-Chrysler cria plano para acelerar lançamento de novos modelos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Futuros carros da FCA devem ser feitos com plataformas da PSA
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fiat-Chrysler e PSA devem formalizar fusão nas próximas semanas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat deixará mercado de carros compactos em um futuro próximo, diz CEO