O maior evento automotivo do mundo é o Salão de Frankfurt. E a edição 2017 se aproxima a passos largos, em alternância de anos com o Salão de Paris. Aberto à imprensa a partir do dia 12 de setembro, ele abre ao público no dia 16 e vai até o dia 24. Veja abaixo todas as estreias esperadas para o salão, com os detalhes sobre eles que nós já publicamos (clique nos links para ter acesso às reportagens).
A grande novidade da Audi para o Salão de Frankfurt será a nova geração do A8, com vendas no último trimestre de 2017. Na Alemanha, o sedã será vendido a partir de 90.600 euros.
A fabricante de Munique tem uma batelada de novidades para o salão, como o novo X3, que já foi apresentado à imprensa, mas também o novo M5, que deverá ter mais de 600 cv, e um conceito que antecipará o futuro X7.
A grande novidade da marca francesa para o final do ano é o C3 Aircross. Esse crossover compacto feito sobre a base do C3 é grande candidato a substituir o Aircross brasileiro. E daria à Citroën uma boa chance de competir de verdade no segmento mais quente do mercado.
A marca de baixo custo da Renault na Europa é a própria Renault no Brasil. E a maior novidade desta marca no Salão de Frankfurt tende a ser uma das maiores da Renault em 2018 por aqui: o Duster de 2ª geração. Só não espere por grandes novidades. A plataforma será uma mera evolução da atual. Assim como o desenho e a mecânica. Tomara que a evolução seja grande.
Ainda não se sabe bem o que a Ferrari apresentará no salão alemão, mas ela poderá se aproveitar da bela vitrine (e da cobertura jornalística) para apresentar o substituto do California T.
A empresa coreana aproveitará a visita a Frankfurt para mostrar aos europeus o novíssimo Kona (ou Kauai, se houver algum visitante português por lá que possa se ofender). Será a arma da Hyundai para enfrentar o Peugeot 2008 e o Renault Captur, modelos que fazem sucesso no Velho Mundo.
Peculiaridades da Europa: por lá, a versão perua do XF, a Jaguar XF Sportbrake, era longamente esperada e fará sua primeira aparição pública em Frankfurt. Mas o candidato a best-seller da marca, o E-Pace, nem é lembrado por muitos. E será outra das estrelas da Jaguar no evento. Vai entender?
Ao lado do Sorento e do Sportage, a Kia apresentará o Stonic. Menos rebuscado que seu primo, o Hyundai Kona, ele deverá seduzir aqueles pensando em trocar seus hatcbacks médios por um modelo "altinho".
Fale com qualquer fã do Mercedes-Benz Classe G e você saberá que o modelo mais aguardado da marca no Salão de Frankfurt será pela nova geração do galipão. Mas não será a única da marca, que também deverá revelar, finalmente, seu hipercarro com motor de F1, o Project One.
O antigo braço europeu da GM, agora com seu casamento com a PSA mais do que sacramentado, apresentará em Frankfurt o Grandland X, curiosamente baseado no Peugeot 3008. Sua introdução ao público será acompanhada das do Opel Insignia GSi e da Sports Tourer.
O estande da Porsche no Salão de Frankfurt promete ser um dos mais concorridos. Tanto pelo conceito que deverá antecipar a nova geração do Cayenne quanto pela expectativa em torno de uma nova versão do Porsche 911, a Speedster. Outro modelo que deverá chamar a atenção é o 718 Boxster GTS.
Já que a Renault não se anima a mostrar o novo Renault Mégane R.S. (2018) por completo, a internet fez o serviço, como mostram as fotos abaixo. Belíssimo exemplo de hot hatch, com 300 cv. Pena que não virá ao Brasil nem para dizer oi. Ou tchau.
Todas as fabricantes querem um crossover compacto. Mas não qualquer um: um que venda, de preferência. E a SEAT entrou na dança. A fabricante espanhola levará o novo Arona, que nada mais é do que o VW T-Cross com outro emblema, ao Salão de Frankfurt. A plataforma MQB A0 e a boa aparência do modelo, além de um preço bem competitivo, na Europa, devem fazer a mágica que a SEAT espera que ele realize.
Até pouco tempo atrás, a Škoda seria mera curiosidade no Brasil, mas corre forte o rumor de que o Karoq, que estreará em Frankfurt, será o novo crossover médio da VW para a América Latina, no lugar do T-ROC< com produção na Argentina. E que ele se chamará Tharu. A conferir.
O construtor japonês, especializado em motocicletas, SUVs compactos e modelos urbanos, apresentará em Frankfurt o mais novo Swift Sport, agora com motor 1.4 turbinado e ainda mais leve do que o anterior. Tudo indica que será um belíssimo pocket rocket.
A estrela do estande da VW promete ser a 6ª geração do Polo, mas ele terá de dividir as atenções com outro modelo que deve agradar um bocado, o novo crossover médio da marca, chamado T-ROC.
Elas serão numerosas e não passam uma boa mensagem ao público: Peugeot, DS, Fiat, Alfa Romeo, Jeep, Infiniti, Volvo... E essa ainda não é a lista definitiva!
Sabemos que isso não é motivo para não acompanhar de perto todas as novidades. Lembre-se de fazer isso aqui no Motor1.com, que terá jornalistas de todo o mundo na cobertura, a maior quantidade de fotos, vídeos e análises para te oferecer. Não perca nossa cobertura a partir do dia 11!
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens