A Kia finalmente entrou no segmento mais concorrido do mundo automotivo na atualidade. Apesar de já ter um crossover compacto para chamar de seu, o KX3, ele é restrito à China. Faltava um produto que pudesse ser vendido no mundo todo. E ele foi apresentado pela primeira vez em Amsterdã, na Holanda, com direito a  fotografias ao vivo feitas pelo nosso correspondente, Tyler Heatley. Conheça o novo Kia Stonic 2018.

Leia também:

Primo-irmão do novo Hyundai Kona, construído sobre a mesmíssima nova plataforma, o Stonic ainda não teve suas medidas reveladas, mas atualizaremos esta reportagem assim que elas forem anunciadas. É bem possível que elas fiquem próximas das do Kona/Kauai: 4,17 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,55 m de altura e um entre-eixos de 2,60 m. Esta última medida certamente é a mesma.

 

Kia Stonic leaked image

 

Assim como o Kona, o Stonic tem, como motor de entrada, o 1.0 T-GDI, de 3 cilindros, turbinado e com injeção direta, de 120 cv e 17,5 kgfm entre 1.500 rpm e 4.000 rpm. Daí em diante é quase tudo diferente. O Stonic tem também um 1.2, de potência ainda não declarada, e um 1.4 T-GDI em sua versão mais forte, também ainda de potência desconhecida, mas possivelmente com os mesmos 140 cv que ele entrega ao Hyundai i30. Ele também terá o mesmo motor 1.6 turbodiesel do Kona/Kauai. A escolha de motores mostra que o Stonic deve ser uma alternativa mais barata ao primo da Hyundai.

 

Kia Stonic leaked image

 

Com um porta-malas de 352 litros e 20 opções diferentes de combinações de cor da carroceria e do teto, o Stonic deve custar cerca de 14 mil libras esterlinas quando começar a ser vendido no Reino Unido, lá pelo final deste ano. Ao Brasil, é possível que o Stonic chegue no primeiro semestre do ano que vem.

Fotos: Tyler Heatley e divulgação

Galeria: Novo Kia Stonic 2018 é revelado

Envie seu flagra! flagra@motor1.com