Quando se fala em vendas, o que realmente conta é o varejo. Em outras palavras, as vendas ao consumidor final, que rendem lucros maiores aos fabricantes e mostram o quanto os modelos são desejados ou não pelos clientes. Vendas diretas colaboram nos volumes, mas com margens bem mais estreitas de lucro. Em maio, ampliando para quase cinco pontos percentuais a sua vantagem sobre a novamente vice-líder Hyundai (12,61%), a Chevrolet (17,51%) foi mais uma vez a montadora preferida no varejo. Toyota (11,34%), VW (10,88%) e Honda (9,86%) repetiram as posições de abril.
Vice-líder no geral e nº 1 nas vendas diretas, a Fiat (7,29%) foi apenas a sétima nas vendas realizadas pelas concessionárias, atrás da Ford (9,85%). Ao todo, as vendas no varejo representaram 57,85% das 190.131 unidades emplacadas no mês passado. Um sinal preocupante: quando as frotas das empresas estiverem devidamente renovadas, a perspectiva de queda nas vendas é não só óbvia, mas possivelmente também pesada.
AUTOMÓVEIS
Nas três primeiras colocações, nenhuma novidade em relação ao ranking de abril. O Chevrolet Onix, com 8.957 unidades, manteve uma vantagem de quase 1,5 mil unidades sobre o Hyundai HB20 (7.532), que registrou quase 84% de suas vendas totais no varejo.
Terceiro, o Ford Ka foi o preferido por 5.524 consumidores – tanto ele quanto o Onix mantiveram participação de aproximadamente 60% do total. Superado pelo Toyota Corolla (3.898) no mês anterior, o Chevrolet Prisma (4.424), quarto, reassumiu a liderança entre os sedãs.
Repetindo a sexta posição de abril, o Honda HR-V (3.888) manteve o posto de SUV/crossover nº 1, com quase 90% de suas vendas em concessionárias. A novidade do mês ficou por conta do Hyundai Creta (2.777) pela primeira vez no top 10.
Com o VW Gol (3.603) em sétimo, a disputa pela oitava posição foi definida por menos de 100 unidades a favor do Renault Sandero sobre o Toyota Etios Hatch (3.261 x 3.168). Sem nenhum Fiat entre os dez primeiros, coube ao Mobi (2.498) e ao Uno (1.581) representarem a marca, respectivamente na 11ª e na 20ª colocações.
Às vésperas da apresentação da linha 2018 reestilizada, o Ford EcoSport (1.627) vendeu mais do que rivais mais novos, como o Nissan Kicks (1.500) e o Jeep Renegade (1.282). Provavelmente por promoções de queima de estoque do modelo atual. Se no ranking geral ele ficou atrás do modelo que o originou, nesta lista o Honda WR-V (1.733), 18º, novamente ficou à frente do Fit (1.577), 21º.
Superado pelo novato Captur (843), o Renault Duster (611), que não vive um momento comercial dos mais brilhantes, ficou atrás também de modelos bem mais caros, como o Toyota Hilux SW4 (912) e o Hyundai ix35 (755). Fechando o top 50, a Mercedes-Benz emplacou o Classe C (353) e o GLA (331) como únicos modelos premium da lista.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI 17 |
1º | CHEVROLET ONIX | 8.957 | 59,69% | 15.007 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.532 | 83,87% | 8.981 |
3º | FORD KA | 5.524 | 59,23% | 9.326 |
4º | CHEVROLET PRISMA | 4.424 | 64,95% | 6.811 |
5º | TOYOTA COROLLA | 3.898 | 70,20% | 5.553 |
6º | HONDA HR-V | 3.888 | 88,20% | 4.408 |
7º | VW GOL | 3.603 | 43,83% | 8.220 |
8º | RENAULT SANDERO | 3.261 | 37,49% | 8.699 |
9º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.168 | 79,26% | 3.997 |
10º | HYUNDAI CRETA | 2.777 | 74,03% | 3.751 |
11º | VW FOX/CROSS FOX | 2.699 | 77,09% | 3.501 |
12º | VW UP | 2.659 | 75,28% | 3.532 |
13º | FIAT MOBI | 2.498 | 47,19% | 5.294 |
14º | JEEP COMPASS | 2.444 | 54,92% | 4.450 |
15º | HONDA CIVIC | 2.409 | 92,37% | 2.608 |
16º | HYUNDAI HB20S | 2.110 | 75,74% | 2.786 |
17º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.032 | 80,99% | 2.509 |
18º | HONDA WR-V | 1.733 | 95,90% | 1.807 |
19º | FORD ECOSPORT | 1.627 | 52,55% | 3.096 |
20º | FIAT UNO | 1.581 | 28,84% | 5.482 |
21º | HONDA FIT | 1.577 | 76,26% | 2.068 |
22º | NISSAN KICKS | 1.500 | 92,54% | 1.621 |
23º | FIAT SIENA | 1.331 | 52,99% | 2.512 |
24º | JEEP RENEGADE | 1.282 | 44,68% | 2.869 |
25º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.282 | 70,79% | 1.811 |
26º | FORD KA+ | 1.227 | 48,67% | 2.521 |
27º | FORD FIESTA | 1.156 | 88,85% | 1.301 |
28º | HONDA CITY | 1.148 | 73,40% | 1.564 |
29º | CHEVROLET TRACKER | 1.148 | 84,91% | 1.352 |
30º | CHEVROLET COBALT | 1.061 | 45,93% | 2.310 |
31º | VW VOYAGE | 1.005 | 32,24% | 3.117 |
32º | NISSAN VERSA | 935 | 55,03% | 1.699 |
33º | TOYOTA HILUX SW4 | 912 | 78,96% | 1.155 |
34º | CHEVROLET SPIN | 893 | 45,54% | 1.961 |
35º | RENAULT CAPTUR | 843 | 60,04% | 1.404 |
36º | HYUNDAI IX35 | 755 | 85,21% | 886 |
37º | NISSAN MARCH | 624 | 51,66% | 1.208 |
38º | RENAULT DUSTER | 611 | 38,82% | 1.574 |
39º | RENAULT LOGAN | 600 | 29,21% | 2.054 |
40º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 590 | 85,63% | 689 |
41º | PEUGEOT 208 | 555 | 74,70% | 743 |
42º | CITROËN C3 | 523 | 66,71% | 784 |
43º | FIAT PALIO | 510 | 39,69% | 1.285 |
44º | PEUGEOT 2008 | 453 | 48,50% | 934 |
45º | MITSUBISHI OUTLANDER | 445 | 95,29% | 467 |
46º | VW JETTA | 415 | 78,75% | 527 |
47º | CITROËN AIRCROSS | 391 | 41,60% | 940 |
48º | KIA SPORTAGE | 356 | 99,44% | 358 |
49º | MERCEDES CLASSE C | 353 | 96,71% | 365 |
50º | MERCEDES GLA | 331 | 88,03% | 376 |
COMERCIAIS LEVES
Com praticamente mil unidades a mais do que a Fiat Toro (1.235) – que teve menos de 30% de suas vendas realizadas no varejo -, a Toyota Hilux (2.312) foi novamente o comercial leve preferido dos brasileiros. A Chevrolet S10, com 789 unidades – apenas cinco a mais do que a VW Saveiro (784) – completou um pódio igual ao de abril.
Responsável por 704 unidades, a Mitsubishi L200 novamente fechou o top 5. Líder geral do mercado, a Fiat Strada (463) conquistou apenas 10% de seus clientes nesta modalidade e novamente ficou atrás da Ford Ranger (526). Por muito pouco, aliás, a Strada também não perdeu a sétima posição para a Renault Duster Oroch (459).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI 17 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.312 | 73,37% | 3.151 |
2º | FIAT TORO | 1.235 | 28,06% | 4.401 |
3º | CHEVROLET S10 | 789 | 29,00% | 2.721 |
4º | VW SAVEIRO | 784 | 19,61% | 3.997 |
5º | MITSUBISHI L200 | 704 | 70,05% | 1.005 |
6º | FORD RANGER | 526 | 41,48% | 1.268 |
7º | FIAT STRADA | 463 | 10,04% | 4.612 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 459 | 48,26% | 951 |
9º | VW AMAROK | 403 | 42,51% | 948 |
10º | HYUNDAI HR | 204 | 75,28% | 271 |
11º | NISSAN FRONTIER | 184 | 67,65% | 272 |
12º | FIAT FIORINO | 174 | 16,70% | 1.042 |
13º | RENAULT MASTER | 148 | 26,15% | 566 |
14º | IVECO DAILY 3514 | 137 | 91,33% | 150 |
15º | KIA K2500 | 90 | 100,00% | 90 |
16º | CHEVROLET MONTANA | 54 | 8,19% | 659 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 48 | 57,83% | 83 |
18º | MERCEDES-BENZ VITO | 43 | 75,44% | 57 |
19º | LIFAN FOISON | 38 | 100,00% | 38 |
20º | FIAT DUCATO | 37 | 22,29% | 166 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 36 | 94,74% | 38 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 22 | 100,00% | 22 |
23º | FIAT DOBLÒ | 15 | 17,86% | 84 |
24º | HAFEI RUIYI | 14 | 100,00% | 14 |
25º | RAM 2500 | 13 | 31,71% | 41 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 12 | 100,00% | 12 |
27º | EFFA K01 | 11 | 100,00% | 11 |
28º | FIAT TECFORM | 6 | 100,00% | 6 |
29º | TOYOTA BANDEIRANTE | 6 | 85,71% | 7 |
30º | CITROËN JUMPER | 5 | 13,16% | 38 |
31º | RENAULT KANGOO | 5 | 10,64% | 47 |
32º | EFFA K02 | 4 | 100,00% | 4 |
33º | FOTON AUMARK 3.5 - 14DT | 4 | 100,00% | 4 |
34º | HAFEI TOWNER | 4 | 100,00% | 4 |
35º | JAC T8 | 4 | 100,00% | 4 |
36º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 4 | 80,00% | 5 |
37º | EFFA V21 | 3 | 100,00% | 3 |
38º | ENGESA EE34 | 3 | 100,00% | 3 |
39º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 3 | 100,00% | 3 |
40º | RELY PICK-UP | 3 | 100,00% | 3 |
41º | EFFA V22 | 2 | 100,00% | 2 |
42º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
43º | HAFEI START PICK-UP | 2 | 100,00% | 2 |
44º | HAFEI ZHONGYI VAN | 2 | 100,00% | 2 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 2 | 66,67% | 3 |
46º | PEUGEOT BOXER | 2 | 22,22% | 9 |
47º | VICR SAVEIRO | 2 | 66,67% | 3 |
48º | DODGE M37 | 1 | 100,00% | 1 |
49º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
50º | IVECO DAILY | 1 | 50,00% | 2 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com