Na tática e arrojo, Hamilton vence na Espanha; Massa é 13º
Lewis Hamilton e a Mercedes bateram Sebastian Vettel na pista e na tática, com o britânico vencendo pela segunda vez na temporada 2017
Em uma corrida mais movimentada do que o usual em Barcelona, Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha, realizado neste domingo (14). O britânico e Sebastian Vettel protagonizaram uma batalha intensa na pista e na tática.
No fim, a Mercedes colocou Hamilton com pneus macios contra Vettel de médios. A tática se mostrou acertada e o britânico superou o germânico na 44ª volta para não sair mais do primeiro lugar, vencendo a segunda corrida em 2017. Daniel Ricciardo completou o pódio.
Felipe Massa teve a corrida prejudicada por um furo de pneu na largada e terminou a prova na 13º posição, longe da zona de pontos.
A corrida
Em uma largada confusa, Vettel assumiu a liderança, com Hamilton caindo para segundo. Na briga pela terceira posição, Bottas tocou em Räikkönen na curva 1 e isso levou o finlandês da Ferrari a tocar em Verstappen. Ambos tiveram danos na suspensão e abandonaram a prova.
Outros pilotos também sofreram nas primeiras curvas, como Alonso passando pela brita e caindo para décimo, enquanto Massa sofreu com um furo no pneu, teve de ir aos boxes e despencou para 18º.
Após sete voltas, os dez primeiros eram Vettel, Hamilton, Bottas, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr. e Romain Grosjean. Massa seguia na 18ª posição.
Na 13ª volta, Alonso inaugurou a primeira janela de paradas. Duas voltas depois, Vettel fez a parada e colocou um segundo jogo de pneus macios, enquanto Hamilton seguiu na pista e em um ritmo veloz.
Entretanto, Vettel começou a ser muito mais rápido do que Hamilton calçado com pneus novos – cerca de 1s2 ou mais por volta, porém seguiu na pista até a 22ª volta, optando por uma estratégia diferente e colocando os pneus médios.
Bottas, que ainda não havia parado, estava à frente de Vettel e fazia o alemão perder tempo. Na abertura da 25ª volta, porém, o germânico colocou por dentro na curva 1, com parte do carro passando pela grama, e reassumiu a liderança da prova.
Pouco depois, Bottas cedeu a posição para Hamilton e foi aos boxes para colocar os médios na 27ª volta. Quem surpreendia a tal altura da prova era Pascal Wehrlein, que ainda não havia parado e ocupava a sétima posição. Massa, por sua vez, se envolvia em um toque com Stoffel Vandoorne na luta pela 16ª posição.
Em decorrência do toque, o belga teve uma quebra na suspensão dianteira direita e abandonou a prova, parando o carro na caixa de brita entre as curvas 1 e 2. Com isso, o Safety Car virtual foi acionado. Na 37ª volta, a disputa foi reiniciada e, ao mesmo tempo, Hamilton colocou um outro jogo de pneus macios.
No giro seguinte, Vettel foi aos boxes e colocou pneus médios. Na saída, o alemão e Hamilton dividiram a curva 1, com um toque entre os dois e o britânico tendo uma pequena saída de pista. Bottas, que vinha distante dos ponteiros, abandonou a prova na 39ª volta com um princípio de incêndio na traseira da Mercedes.
Vettel, de médios, não conseguiu conter os avanços de Hamilton, que superou o ferrarista por fora na entrada da curva 1 para tomar a liderança da prova na 44ª volta. Enquanto isso, Wehrlein era punido por não respeitar os limites da entrada dos boxes, recebendo um acréscimo de cinco segundos no tempo de prova.
A nove voltas do final, Hamilton seguia à frente de Vettel, com pouco mais de quatro segundos de vantagem. Pensava-se que o britânico pudesse fazer mais uma parada, já que havia o receio de que os pneus macios não fossem resistir.
Entretanto, a Mercedes de Hamilton seguiu na pista de maneira firme e não deu chance para a Ferrari de Vettel, vencendo pela segunda vez na temporada 2017 da Fórmula 1. O alemão terminou em segundo e Ricciardo completou o pódio.
A dupla da Force India conseguiu um resultado significativo, com Sergio Pérez em quarto e Esteban Ocon em quinto. Hülkenberg foi o sexto, Sainz Jr. o sétimo e Wehrlein, mesmo com a punição, levou a Sauber aos pontos pela primeira vez no ano, terminando em oitavo.
Daniil Kvyat cruzou a linha de chegada na nona posição e Romain Grosjean fechou a zona de pontuação, em décimo. Massa ainda conseguiu superar Stroll e Magnussen para terminar na 13ª posição.
Confira o resultado final da prova:
Pos. | Num. | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Mercedes | Mercedes | 66 | 1:35'56.497 | |
2 | 5 | Ferrari | Ferrari | 66 | 3.490 | |
3 | 3 | Red Bull | TAG | 66 | 1'15.820 | |
4 | 11 | Force India | Mercedes | 65 | 1 volta | |
5 | 31 | Force India | Mercedes | 65 | 1 volta | |
6 | 27 | Renault | Renault | 65 | 1 volta | |
7 | 94 | Toro Rosso | Renault | 65 | 1 volta | |
8 | 55 | Sauber | Ferrari | 65 | 1 volta | |
9 | 26 | Toro Rosso | Renault | 65 | 1 volta | |
10 | 8 | Haas | Ferrari | 65 | 1 volta | |
11 | 9 | Sauber | Ferrari | 64 | 2 voltas | |
12 | 14 | McLaren | Honda | 64 | 2 voltas | |
13 | 19 | Williams | Mercedes | 64 | 2 voltas | |
14 | 20 | Haas | Ferrari | 64 | 2 voltas | |
15 | 30 | Renault | Renault | 64 | 2 voltas | |
16 | 18 | Williams | Mercedes | 64 | 2 voltas | |
Ret | 77 | Mercedes | Mercedes | 38 | ||
Ret | 2 | McLaren | Honda | 32 | ||
Ret | 33 | Red Bull | TAG | 1 | ||
Ret | 7 | Ferrari | Ferrari | 0 |
Foto: Motorsport
Galeria: Lewis Hamilton vence o GP da Espanha 2017
Fonte: Motorsport.com
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:00 Toyota Hilux SRX deixa de ser vendida no Brasil
- 14:00 Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
- 10:00 BMW trocará nome de carros a combustão por conta dos elétricos
- 09:00 Citroën Basalt finaliza testes e será lançado no Brasil no segundo semestre
- 08:00 Comparativo Chevrolet Spin vs. Citroën C3 Aircross: experiência conta
Sobre este artigo
Categoria |