Na tática e arrojo, Hamilton vence na Espanha; Massa é 13º

Lewis Hamilton e a Mercedes bateram Sebastian Vettel na pista e na tática, com o britânico vencendo pela segunda vez na temporada 2017

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, crosses the line and takes the chequered flag to win the race Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, crosses the line and takes the chequered flag to win the race

Em uma corrida mais movimentada do que o usual em Barcelona, Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha, realizado neste domingo (14). O britânico e Sebastian Vettel protagonizaram uma batalha intensa na pista e na tática.

No fim, a Mercedes colocou Hamilton com pneus macios contra Vettel de médios. A tática se mostrou acertada e o britânico superou o germânico na 44ª volta para não sair mais do primeiro lugar, vencendo a segunda corrida em 2017. Daniel Ricciardo completou o pódio.

Felipe Massa teve a corrida prejudicada por um furo de pneu na largada e terminou a prova na 13º posição, longe da zona de pontos.

A corrida

Em uma largada confusa, Vettel assumiu a liderança, com Hamilton caindo para segundo. Na briga pela terceira posição, Bottas tocou em Räikkönen na curva 1 e isso levou o finlandês da Ferrari a tocar em Verstappen. Ambos tiveram danos na suspensão e abandonaram a prova.

Outros pilotos também sofreram nas primeiras curvas, como Alonso passando pela brita e caindo para décimo, enquanto Massa sofreu com um furo no pneu, teve de ir aos boxes e despencou para 18º.

Após sete voltas, os dez primeiros eram Vettel, Hamilton, Bottas, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr. e Romain Grosjean. Massa seguia na 18ª posição.

Na 13ª volta, Alonso inaugurou a primeira janela de paradas. Duas voltas depois, Vettel fez a parada e colocou um segundo jogo de pneus macios, enquanto Hamilton seguiu na pista e em um ritmo veloz.

Entretanto, Vettel começou a ser muito mais rápido do que Hamilton calçado com pneus novos – cerca de 1s2 ou mais por volta, porém seguiu na pista até a 22ª volta, optando por uma estratégia diferente e colocando os pneus médios.

Bottas, que ainda não havia parado, estava à frente de Vettel e fazia o alemão perder tempo. Na abertura da 25ª volta, porém, o germânico colocou por dentro na curva 1, com parte do carro passando pela grama, e reassumiu a liderança da prova.

Pouco depois, Bottas cedeu a posição para Hamilton e foi aos boxes para colocar os médios na 27ª volta. Quem surpreendia a tal altura da prova era Pascal Wehrlein, que ainda não havia parado e ocupava a sétima posição. Massa, por sua vez, se envolvia em um toque com Stoffel Vandoorne na luta pela 16ª posição.

Em decorrência do toque, o belga teve uma quebra na suspensão dianteira direita e abandonou a prova, parando o carro na caixa de brita entre as curvas 1 e 2. Com isso, o Safety Car virtual foi acionado. Na 37ª volta, a disputa foi reiniciada e, ao mesmo tempo, Hamilton colocou um outro jogo de pneus macios.

No giro seguinte, Vettel foi aos boxes e colocou pneus médios. Na saída, o alemão e Hamilton dividiram a curva 1, com um toque entre os dois e o britânico tendo uma pequena saída de pista. Bottas, que vinha distante dos ponteiros, abandonou a prova na 39ª volta com um princípio de incêndio na traseira da Mercedes.

Vettel, de médios, não conseguiu conter os avanços de Hamilton, que superou o ferrarista por fora na entrada da curva 1 para tomar a liderança da prova na 44ª volta. Enquanto isso, Wehrlein era punido por não respeitar os limites da entrada dos boxes, recebendo um acréscimo de cinco segundos no tempo de prova.

A nove voltas do final, Hamilton seguia à frente de Vettel, com pouco mais de quatro segundos de vantagem. Pensava-se que o britânico pudesse fazer mais uma parada, já que havia o receio de que os pneus macios não fossem resistir.

Entretanto, a Mercedes de Hamilton seguiu na pista de maneira firme e não deu chance para a Ferrari de Vettel, vencendo pela segunda vez na temporada 2017 da Fórmula 1. O alemão terminou em segundo e Ricciardo completou o pódio.

A dupla da Force India conseguiu um resultado significativo, com Sergio Pérez em quarto e Esteban Ocon em quinto. Hülkenberg foi o sexto, Sainz Jr. o sétimo e Wehrlein, mesmo com a punição, levou a Sauber aos pontos pela primeira vez no ano, terminando em oitavo.

Daniil Kvyat cruzou a linha de chegada na nona posição e Romain Grosjean fechou a zona de pontuação, em décimo. Massa ainda conseguiu superar Stroll e Magnussen para terminar na 13ª posição.

Confira o resultado final da prova:

Pos. Num. Piloto Equipe Motor Voltas Tempo/Dif.
1 44  Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 66 1:35'56.497
2 5  Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 66 3.490
3 3  Daniel Ricciardo Red Bull TAG 66 1'15.820
4 11  Sergio Perez Force India Mercedes 65 1 volta
5 31  Esteban Ocon Force India Mercedes 65 1 volta
6 27  Nico Hulkenberg Renault Renault 65 1 volta
7 94  Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Renault 65 1 volta
8 55  Pascal Wehrlein Sauber Ferrari 65 1 volta
9 26  Daniil Kvyat Toro Rosso Renault 65 1 volta
10 8  Romain Grosjean Haas Ferrari 65 1 volta
11 9  Marcus Ericsson Sauber Ferrari 64 2 voltas
12 14  Fernando Alonso McLaren Honda 64 2 voltas
13 19  Felipe Massa Williams Mercedes 64 2 voltas
14 20  Kevin Magnussen Haas Ferrari 64 2 voltas
15 30  Jolyon Palmer Renault Renault 64 2 voltas
16 18  Lance Stroll Williams Mercedes 64 2 voltas
Ret 77  Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 38  
Ret 2  Stoffel Vandoorne McLaren Honda 32  
Ret 33  Max Verstappen Red Bull TAG 1  
Ret 7  Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 0  

Foto: Motorsport

Envie seu flagra! flagra@motor1.com