Novo Ford EcoSport perde Powershift na China e antecipa modelo brasileiro

Versão nacional produzida em Camaçari (BA) será lançada em junho

Novo Ford EcoSport China Novo Ford EcoSport China

Apresentado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, o reestilizado Ford EcoSport 2018 aparece agora na China. Estrela da marca no Salão de Xangai, o modelo incorpora as mesmas mudanças visuais antecipadas pela versão norte-americana e, na mecânica, troca o câmbio PowerShift por uma transmissão automática convencional. É, na verdade, uma prévia da variante brasileira que será lançada em junho.

Leia também:

Por fora, a dianteira redesenhada com inspiração em SUVs maiores, como o Edge, não muda em relação ao modelo apresentado nos EUA - exceto pela luz de seta na cor clara em vez de laranja. A diferença fica apenas na traseira, que mantém o estepe externo fixado na tampa do porta-malas - solução que também seguirá sem alterações na versão feita em Camaçari (BA). O desenho das rodas e calotas varia de acordo com a região.

O interior inteiramente redesenhado evoluiu em ergonomia e conectividade, com destaque para a central multimídia com tela de 8 polegadas. O sistema de multimídia SYNC 3 também está presente, oferecendo mais recursos e compatibilidade com Apple CarPlay. Destaque ainda para o uso de materiais de melhor qualidade e acabamento em dois tons, dependendo da versão. Além disso, o volante passa a ser o do Focus, incluindo borboletas nas versões automáticas. 

Sob o capô, a versão chinesa usa motores 2.0 Duratec com injeção direta, 1.0 EcoBoost e o novo 1.5 Ti-VCT. Em todos os casos o câmbio automático convencional SelectShift de 6 marchas substitui o polêmico PowerShift de dupla embreagem. Tração integral estará disponível apenas no motor maior.

EcoSport 2018 no Brasil

Por aqui o câmbio automatizado também dará adeus, em favor da caixa convencional. O lançamento, conforme apuramos, acontecerá de forma "parcelada". O primeiro a aparecer será o 2.0 de injeção direta e 178 cv (mesmo do Focus), seguido pelo 1.5 Dragon de 3 cilindros com cerca de 130 cv e, por fim, pelas versões AWD. Tudo ainda neste ano.

Fotos: divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com