Esperada para o Salão de São Paulo do ano passado, a reestilização do Volkswagen up! apareceu pela primeira vez nesta terça (04) para a imprensa em evento fechado na sede da fabricante, em São Bernardo do Campo (SP). Como se previa, o subcompacto alinha seu visual com o irmão europeu, recebendo novos para-choques dianteiro e traseiro, rodas e lanternas, além de novas cores em seu catálogo, incluindo um nada discreto Laranja Habanero.
Se o up! surgiu como modelo de entrada e básico da VW, a linha 2018 agrega itens e funções até então exclusivas dos irmãos mais caros, como o Golf. Entre eles, vale destacar os faróis de neblina com função "cornering light" e os sensores de chuva e crepuscular, para acendimento dos faróis automaticamente. Mas tais itens são encontrados apenas na versão high up!, topo de linha.
No interior, melhorias significativas no acabamento, iluminação por LEDs e volante multifuncional em couro, herdado do Golf. O painel de instrumentos lembra o do Fusca, com velocímetro, conta-giros e marcador de combustível maiores que os do anterior, além de uma tela de 3,5" com novas funções, como informações do sistema de som.
Na parte central, o sistema de som ganha um novo visual, tela maior e aposenta o Maps and More. No seu lugar, a marca oferece um suporte para celular que, com um aplicativo "Maps + More", faz a função de controle de navegação e multimídia, por exemplo.
As versões com motores TSI recebem, além da tampa do porta-malas em preto, o logotipo TSI nas colunas B e friso vermelho na grade dianteira, como o Golf GTI. Com o uso de pneus com menor resistência à rolagem, melhorou o número de consumo pelo Inmetro.
Com a reestilização, a gama de versões também muda. A de entrada Take deixa de existir na carroceria de duas portas; a intermediária Move pode ser 1.0 aspirada, 1.0 aspirada com câmbio automatizado (I-Motion) e 1.0 TSI; já a top High up! passa a ser equipada exclusivamente com o motor 1.0 TSI.
Mecanicamente, não há mudanças: continuam o motor 1.0 MPI, de 3 cilindros e 75/82 cv e o 1.0 TSI, turbo com injeção direta, com 101/105 cv. Os preços serão divulgados no dia 17, no evento oficial de lançamento, quando também deverá aparecer a versão cross up!.
Para o lançamento, a Volkswagen lançará a versão Connect, com detalhes diferenciados no exterior e interior, sempre com o motor 1.0 TSI. Fora os detalhes estéticos, o up! Connect só traz a mais a central Composition Phone, opcional nas versões Move e High.
Fotos: divulgação e Daniel Messeder
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais