A Ford anuncia nesta semana na Europa o lançamento do Focus elétrico equipado com um novo e mais eficiente sistema de alimentação. De acordo com a marca, a bateria de 33,5 kW agora pode alcançar 80% da carga em apenas 30 minutos, graças especialmente à capacidade tecnológica 50% superior em comparação com o dispositivo anterior.
“O novo Focus elétrico pode ser recarregado no mesmo tempo que o motorista leva para tomar um café e comer um pedaço de bolo”, exemplifica Joe Bakaj, vice-presidente de desenvolvimento do produto da Ford Europa.
Este tempo, vale lembrar, está relacionado ao sistema de conector de carregamento rápido - em uma tomada convencional de 32 A, por exemplo, o tempo de uma carga completa ainda é longo, de cerca de 5 horas.
Equipado com um motor elétrico de 145 cv, o modelo é capaz de percorrer 225 km com a carga 100% preenchida. Além disso, tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento a líquido, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida do sistema.
Estratégico para os planos globais da Ford, o Focus elétrico é parte de uma série de lançamentos "verdes" confirmados para os próximos anos. Até 2020, a promessa da marca é lançar um inédito SUV elétrico com autonomia de 480 km e versões híbridas para a picape F-150 e o esportivo Mustang.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação