Em 2014, a Volkswagen lançou um subcompacto para ser o novo carro de entrada da marca e substituir o Gol Geração 4. O up! trouxe ao Brasil uma tendência da Europa, com os city cars, e uma construção que deu a ele 5 estrelas nos crash tests.
Nascido na planta de Taubaté (SP), o subcompacto chegou aos 200 mil fabricados com o anúncio de exportação para a Colômbia, que se junta a outros sete países que já recebem o up! brasileiro: Argentina, México, Uruguai, Peru, Paraguai, Costa Rica e Curaçao. Em solo brasileiro, ele vendeu 38.354 unidades em 2016.
Conhecido como um dos carros mais econômicos do país, o up! oferece opção de motor de 3 cilindros aspirado MPI, de 75/82 cv, e o 1.0 3-cilindros turbo, TSI, com 101/105 cv, um dos favoritos por quem busca um carro compacto e rápido com economia de combustível. Em preços, vai dos R$ 35.560, com carroceria três portas, até R$ 55.717 do SpeedUp!, com motor TSI e mais equipamentos.
Ele já foi reestilizado na Europa e deve chegar ao Brasil com retoques visuais ainda este ano, com mudanças principalmente nos para-choques e rodas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais