2017 começou bem para o Ford Focus RS nos EUA. Sucesso de vendas por lá, onde foi lançado pela primeira vez, com preço inicial de US$ 36,6 mil, o Focus apimentado ganhou o prêmio de Carro do Ano 2017 concedido pelo site AutoGuide.com. Além disso, seu motor, o 2.3 EcoBoost, também foi escolhido como um dos 10 Melhores Motores da Ward's Auto.
A escolha foi feita por um júri que elogiou quesitos como desempenho, dinâmica e prazer ao dirigir. Os concorrentes eram BMW M2, Hyundai Elantra, Chevrolet Cruze, Golf Alltrack e Kia Optima.
“O Ford Focus RS é um daqueles carros raros que trazem uma enorme empolgação e ainda conseguem ir além de nossas expectativas mais selvagens", disse Jonathan Yarkony, diretor editorial do grupo AutoGuide. "Ele não é só um grande projeto, mas um carro prático, com tração nas quatro rodas, que pula direto para o topo do segmento de hatchbacks de alta performance.”
Eleito pela Ward's com um dos 10 melhores motores do ano, o 2.3 EcoBoost tem 350 cv de potência e 48,4 kgfm de torque, que ajudam o Focus RS a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e a atingir velocidade máxima de 265 km/h. Destaque para o novo turbo de baixa inércia “twin-scroll”.
Além de agregar tração integral a controle dinâmico de torque, este também é o primeiro RS com quatro modos de direção: Normal, Sport, Track e o inédito Drift. Outro diferencial é a opção de rodas e pneus de inverno como acessório de fábrica.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford diz que "é muito cedo para especular" sobre o novo Focus RS
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Próximo Ford Focus RS terá ajuda elétrica para ultrapassar os 400 cv
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford admite problema no motor 2.3 EcoBoost dos primeiros Focus RS
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford lança sistema de freio de mão "de drift" para o Focus RS