A Honda está lançando oficialmente o Novo Civic 2012. O sedan médio da marca japonesa chega em sua 9ª geração com um visual novo, mas que ainda mantém a identidade revolucionária lançada em 2006, novos itens de série, mais tecnologia embarcada e melhora da dirigibilidade. As vendas começam em janeiro, ocasião em que os preços serão divulgados. Confira detalhes e fotos do Novo Civic.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER EM ALTA RESOLUÇÃO Durante a apresentação para a imprensa especializada, a marca informou que o atraso no lançamento do Novo Civic, previsto para estar nas lojas em setembro, ocorreu devido a dois motivos. O primeiro foi o terremoto e tsunami que ocorreu no Japão. Com a tragédia, a marca acionou novos distribuidores de componentes na Tailândia, no entanto, a grande enchente que aconteceu lá também afetou a produção.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Com o fornecimento de peças e componentes eletrônicos estabilizado, a marca apresenta oficialmente a nova geração do modelo. Com cerca de 95% de peças e componentes novos, o Novo Civic 2012 será comercializado no Brasil nas versões LXS, LXL e EXS. Em comum, todas recebem uma inédita central de informações denominada i-MID que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo. Todas as versões também contam com o modo ECON, que acionado por um botão faz com que a condução fique mais econômica, câmera de ré e ar-condicionado automático digital.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Já na versão top de linha, a EXS, o modelo vem equipado com um sistema de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia. Esta versão também conta com o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), o qual trabalha em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade) e fornece um auxílio ao comando de direção para o controle mais preciso e rápido da estabilidade.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
O Honda Civic EXS também conta com conexão Bluetooth, que adiciona comandos extras ao volante, e também possui comandos por voz, teto solar elétrico e side airbags.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Novo visual do Civic 2012 O novo visual do Civic mantém a identidade lançada pela geração anterior, mas agora o capô ficou maior e ganhou vincos marcantes, recebe uma nova grade cromada projetada para frente e de perfil permanece com o teto na forma de arco.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
O para-choque dianteiro também tem novo desenho com tomadas de ar com grades do tipo colmeia. Os faróis do Civic são mais finos, sobressalentes e multirrefletores. Uma novidade é o farol baixo com projetores do tipo canhão. Nas versões LXL e EXS, o modelo também conta com acendimento automático. Faróis de neblina com molduras cromadas são itens de série na EXS. Na traseira, o para-choque, lanternas e tampa do porta-malas possuem novo desenho. Um diferencial em relação ao modelo vendido na América do Norte é a adoção de refletores, que simulam uma extensão das lanternas ao invadir a tampa do porta-malas.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Os vidros das portas dianteiras do Honda Civic 2012 ganharam novo desenho e ficaram maiores, reduzindo os pontos cegos (a janela espia recebe um fina coluna). Já as portas traseiras também cresceram para facilitar o acesso dos passageiros.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Todas as versões contam com rodas de liga leve de 16 polegadas, porém, nas versões LXS e LXL o conjunto é pintado na cor prata. Na versão EXS, o desenho é diferente e a superfície possuem acabamento diferenciado (diamantado).
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
O Civic também cresceu, passando 4.489mm para 4.525mm em seu comprimento. Outra novidade é o tanque de combustível, que teve a capacidade consideravelmente aumentada de 50 para 57 litros. O porta-malas também cresceu 109 litros, contando agora com 449 litros (sistema de medição VDA). A abertura do porta-malas agora é feita exclusivamente pelo botão na chave ou pela alavanca no interior do veículo (não conta mais com a fechadura no local).
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Motor O motor do Novo Civic 2012 continua sendo o i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 4.500 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.500 rpm (álcool).
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Para esta nova geração, algumas mudanças foram realizadas. A Honda aprimorou a tecnologia i-VTEC e incorporou melhorias nos componentes do motor do Civic, o que resultou em mais elasticidade - torque alto a partir de baixas rotações, mantendo-se alto até as rotações próximas ao limite máximo.
Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia
Entre outras alterações, houve mudanças nos dutos de admissão para melhorar a combustão, novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW). Todas as versões podem contar com a transmissão automática de 5 velocidades, a qual também recebeu importantes modificações, como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem. Outro detalhe é que a 4ª e 5ª marchas têm como característica ser Overdrive, ou seja, a rotação para as rodas é superior à do motor (mais velocidade com menor esforço, que resulta em maior velocidade máxima e menor consumo de combustível). As versões LXL e EXS contam com a tecnologia paddle-shift. O Civic 2012 possui Shift Hold Control (controle de nível de inclinação e curvas). Este sistema, em declives, por exemplo, pode acionar o freio motor e em aclives evita as trocas de marchas desnecessárias, que provocariam perda no desempenho. O sistema ainda identifica quando o veículo entra em uma curva em média ou alta velocidade evitando trocas de marcha. O controlador de velocidade automático (Cruise Control) é item de série em todas as versões. O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link. Na nova geração foi introduzida uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem. O sub-chassi teve alterado a geometria, o que possibilitou obter um conjunto mais leve e resistente. O sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica) dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante. Segurança O projeto de carroceria do Honda Civic utiliza chapas de alta tensão, o que torna a estrutura mais robusta e mais leve. O capô, por exemplo, é dotado da tecnologia de deformação que possibilita a melhor absorção de impacto e dos limpadores de para-brisa em borracha em caso de colisão com pedestres. O Civic LXS e LXL conta com airbag duplo de série, enquanto a EXS recebe também o airbags laterais. Todas as versões possuem cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes. O Civic possui airbags com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos. No caso da segurança ativa, a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração. Em todas as versões, o Honda Civic traz freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (Electronic Brake Distribution). O modelo tem três anos de garantia e está disponível nas seguintes cores: além do novo cinza iridium metálico, será comercializada em branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado. Confira logo mais os detalhes dos novos itens do Civic 2012, a ficha técnica do modelo e também as impressões ao dirigir. Fotos: Fábio Trindade

Galeria: Novo Honda Civic 2012 é lançado no Brasil - Sedan muda visual e evolui em tecnologia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com