Coluna: Crise de semicondutores criou "semimercado elitizado"
Produção abaixo da demanda elitizou preços e limita tamanho do mercado brasileiro
Pedro Kutney é jornalista especializado em economia, finanças e indústria automotiva. É autor da coluna Observatório Automotivo, veiculada em sites especializados na cobertura do setor automotivo, e também atua como jornalista free-lancer. Por quase 11 anos, foi editor do portal Automotive Business. Ao longo de mais de 35 anos de profissão, trabalhou como editor da revista Automotive News Brasil e da Agência AutoData. Foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico, repórter e redator das revistas Automóvel & Requinte, Quatro Rodas e Náutica.
Veja o perfil no Linkedin
Produção abaixo da demanda elitizou preços e limita tamanho do mercado brasileiro
Estudo revela que há 22 anos nível de poluentes na cidade de São Paulo está acima dos limites recomendados pela OMS
Crescem vendas para empresas de modelos a bateria importados, mas benefício socioambiental é irrelevante
Mercado brasileiro é insuficiente para sustentar evolução da indústria automotiva nacional
Biocombustível precisa de eletrificação para ser mais eficiente e ganhar expansão internacional
Renault lança veículo a bateria mais barato do Brasil
Segundo Anfavea, existe demanda represada de 600 mil veículos de aluguel
IPI menor não reaquece vendas, resultado de 2022 pode ficar abaixo de 2021
Mais fabricantes devem anunciar investimentos nos próximos meses
IPI menor trouxe reduções insignificantes de 1% a 2% nas tabelas; valor médio de venda passa de R$ 130 mil por veículo
Sem semicondutores suficientes, fábricas no Brasil já deixaram de produzir 37,7 mil veículos no primeiro bimestre
Acumulado de 237 mil emplacamentos em dois meses é o pior em 17 anos
Modelos elétricos de alto valor ganham importância no mercado premium
Aumento de 257% nas vendas em 2021 passa a falsa impressão que veículos a bateria estão em alta. Aqui não.
São Paulo Motor Experience em Interlagos já tem 17 boxes reservados para exposições de carros
Vendas de veículos leves recuaram 28% na comparação com 2021
Fabricante chinesa vai produzir em Iracemápolis somente picapes e SUVs híbridos, com tecnologias de direção autônoma e conexão 5G
Subcompacto incorpora mais tecnologia, sobe de preço e evidencia fim do carro zero acessível
E 2022 começa com perda contratada de quase 30 mil veículos, segundo estimativa da AFS
Projeções de fabricantes de veículos e concessionários indicam crescimento tímido e muitas dificuldades
País deve evoluir com os biocombustíveis sem ficar à margem da tendência tecnológica da eletrificação
Perda de produção já passa de 200 mil veículos e adia retomada da indústria para além de 2022
Fabricantes dizem que País precisa aumentar competitividade, mas têm poucos produtos exportáveis para fora da América Latina
Resultados do mercado de veículos sugerem arrefecimento das vendas e futuro ameaçado