A Mitsubishi lançou na última semana a nova geração da picape Triton. Sim, somente Triton. A partir de agora, na sua sexta geração, além da reformulação completa, a picape abandona o nome L200 em favor da sigla Triton para todas as versões. Em sua versão mais completa, a Katana, a Mitsubishi está cobrando R$ 329.990.
Mas a nova picape japonesa não terá vida fácil no segmento e, como sempre fazemos quando um carro é lançado, reunimos algumas das opções disponíveis em faixa de preço similar, como a também japonesa Toyota Hilux, que ganhou até 10 anos de garantia na linha 2025, e a Volkswagen Amarok, que recebeu um facelift recentemente. Acompanhe abaixo.
Chevrolet S10 High Country 2025
Renovada em junho deste ano, a S10 teve melhorias significativas no visual externo e interno, inspirados na picape estadunidense Colorado. Entretanto, sua plataforma continua a mesma desde o lançamento da segunda geração, em 2012, tendo passado somente por reestilizações desde então. Seu motor 2.8 turbodiesel também é o mesmo, tendo ganhado somente reajustes pontuais de bicos e pistões. Hoje, produz 207 cv e 52 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de 8 marchas.
No interior é onde ela teve as melhores novidades, com painel digital e multimídia renovados, vindos da Spin, e que devem chegar ao resto da linha Chevrolet em breve. Nesta versão High Country, há faróis e lanternas em LED, na parte de segurança, há alerta de frenagem e alerta de saída de faixa.
Há cerca de dois anos a Nissan adotou uma estratégia interessante para a Frontier reestilizada. No topo da gama, a marca japonesa colocou duas versões com propostas distintas bem distintas, A Frontier Platinum tem estilo mais urbano, com detalhes cromados e rodas maiores, de olho em um cliente que procura luxo. Com o mesmo preço, a Frontier PRO-4X tem estilo mais esportivo e itens mais focados no fora-de-estrada. Aqui, decidimos colocar a versão Platinum pelo seu posicionamento mais próximo da versão Katana da Triton.
Traz motor 2.3 biturbo diesel tem 190 cv e 45,9 kgfm de torque, sendo ligado ao câmbio automático de 7 marchas com sistema de tração 4x4 e reduzida. Traz ar-condicionado automático de duas zonas, banco elétrico, modos de condução e teto solar.
Desde o fim de Ka e Ecosport, a Ford tem focado sua atenção na Ranger e em outros produtos importados. Os resultados não podiam ser melhores. A picape da marca do oval azul foi uma das únicas do segmento que recebeu uma geração realmente nova, em 2023.
Na motorização, a versão Limited vem com motor 3.0 V6 turbodiesel, que tem cerca de 250 cv e 61,2 kgfm. Está ligada ao câmbio automático de 10 marchas, o mesmo da F-150. Entre seus destaques, estão seus itens de tecnologia, como piloto automático adaptativo, a central multimídia com tela de 12'', alerta de ponto-cego com cobertura do trailer, frenagem automática inclusive de ré, faróis em LEDs com farol-alto automático, dentre outros.
Assim como a Frontier e a Triton, a Hilux é representante do nicho nipônico das picapes médias. Na linha 2025, a SRX Plus está atuando como opção topo de gama da caminhonete média mais vendida do Brasil. A versão versão esportiva GR Sport, oferecida até 2024, ainda não é oferecida na linha 2025.
O ''Plus'' depois do SRX realmente vem de algo a mais, já que a picape recebeu uma preparação vinda da divisão Gazoo Racing, os eixos foram alargados, junto com braços de suspensão mais longos e novos amortecedores de tubo duplo. Tudo foi feito pensando na estabilidade ao rodar, um ponto que sempre foi a fraqueza da caminhonete. Os para-lamas tiveram que crescer para compensar a nova medida dos eixos. No motor, há o motor 2.8 turbodiesel, com 204 cv e 50,9 kgfm de torque. Na linha 2025, a picape ganhou o programa 'Toyota 10' que permite prolongar a garantia de fábrica de ambos os modelos para até 10 anos.
Apesar de termos falado acima que a S10 era uma das picapes mais antigas do mercado, o caso da Amarok é um pouco mais complicado, já que a picape da marca estadunidense foi atualizada em termos de conteúdo. Aqui, a picape da montadora alemã continua basicamente a mesma desde o lançamento. Seja nas suas qualidades ou nos defeitos.
Para começar, o interior da Amarok ainda é praticamente o mesmo utilizado na picape de 2010, utilizando o mesmo painel de instrumentos analógico, a mesma chave canivete utilizada em modelos dessa década, além da nova a Safer Tag, que traz alguns itens de auxílio à condução, mas sem interferência direta. Apesar disso, seu 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, que vai a 272 cv com o overboost, associado ao câmbio automático de 8 velocidades, continua presente, o que deve continuar agradando atuais e possíveis compradores. Aqui vale lembrar que ela tem tração nas quatro rodas, mas não caixa de redução.
Para aqueles que abrem mão de alguns acessórios escurecidos e das rodas aro 20" da versão Extreme, há a versão Highline, por R$ 332.990, que já traz quase o mesmo pacote de itens de série da versão de topo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Executivo da Toyota ao confirma volta de mais um esportivo icônico
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Kia renova Stonic na linha 2025 contra o Fiat Pulse Hybrid
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Oficial: Volkswagen confirma planos para fechar fábricas na Europa
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024