Esta edição do Semana Motor1.com Brasil está marca pelos grandes investimentos de montadoras no Brasil. A Stellantis anunciou R$ 30 bilhões para acelerar a eletrificação de seus produtos no país e lançar 40 novos modelos até 2030. Na esteira, a Toyota colocará mais R$ 6 bilhões por aqui também para ampliar a linha de híbridos flex, podendo incluir um SUV compacto e uma picape.
A Hyundai Brasil e a Caoa anunciaram um novo acordo para a comercialização dos carros da marca sul-coreana no mercado brasileiro, o que acarretará em diversos lançamentos começando ainda em 2024. A Volkswagen revelou ainda uma nova versão para o Polo, a Robust, pensada para o agronegócio. No momento Inside EVs, a BYD deu início às obras de sua fábrica na Bahia e nacionalizará 4 de seus carros.
O Brasil está testemunhando um marco histórico na indústria automotiva com investimentos bilionários anunciados. A Stellantis lidera, revelando um aporte de R$ 30 bilhões até 2030. Este montante será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas híbridos-flex e ao lançamento de 40 modelos nos próximos cinco anos e meio. A Stellantis mira diversas vias, incluindo híbridos-leves, híbridos convencionais, híbridos plug-in e carros totalmente elétricos. O primeiro híbrido flex está programado para o segundo semestre, sendo produzido em Pernambuco.
A Toyota revelou um investimento adicional de R$ 6 bilhões no Brasil, totalizando R$ 11 bilhões até 2030. Os fundos serão utilizados para expandir a capacidade de produção de veículos e motores, além do lançamento de carros inéditos com tecnologia híbrida flex. A chegada confirmada do Yaris Cross, um SUV compacto, e a promessa de um modelo inédito totalmente desenvolvido para o Brasil com propulsão híbrida flex destacam-se. Este investimento também consolidará as operações em Sorocaba (SP), enquanto a fábrica em Indaiatuba (SP) será progressivamente fechada.
Após anos de disputas judiciais, a Hyundai Brasil e o Grupo Caoa chegaram a um novo acordo, permitindo que todas as concessionárias da marca sul-coreana comercializem carros nacionais da Hyundai Brasil e os que eram de responsabilidade da Caoa. Este acordo traz várias novidades para o Brasil, incluindo a chegada de modelos como o Hyundai Palisade e o Ioniq 5 ainda em 2024. O Palisade é um SUV grande de luxo, enquanto o Ioniq 5 representa a aposta da Hyundai no mercado de veículos elétricos, oferecendo autonomia de até 500 km.
A Volkswagen lançou o Polo Robust, uma versão mais focada em vendas diretas e no agronegócio. Equipado com uma suspensão mais elevada para enfrentar estradas de terra, este modelo é direcionado para clientes que buscam robustez. Com motor 1.0 aspirado de até 84 cavalos e câmbio manual de cinco marchas, o Polo Robust é uma alternativa para quem procura um veículo mais resistente. Esta novidade faz parte da linha 2025 do Polo, com preço idëntico ao Polo Track, ambos custarão R$ 89.290.
A BYD iniciou as obras de sua fábrica em Camaçari, Bahia, como parte dos R$3 bilhões já anunciados para investimento no Brasil. A construção ocorre no terreno anteriormente ocupado pela Ford. A BYD pretende iniciar as operações entre o final de 2023 e o início de 2025, gerando cerca de 10.000 empregos e uma capacidade de produção de 150.000 carros por ano. Os primeiros modelos a serem produzidos são três elétricos (Dolphin, Dolphin Mini e SUV Yuan Plus) e um híbrido (Song Plus, que será adaptado para ser flex).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop