Com a planta de Piracicaba (SP) operando no limite de capacidade com HB20, HB20S e Creta, a Hyundai irá aproveitar a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) como parte de seu acordo. Hoje operando, pela Hyundai, com Tucson e HR, a empresa planeja mais dois modelos que serão colocados em segmentos inéditos.

Ou seja, não entra na conta uma possível e esperada troca de geração do Tucson ou algo com o pequeno caminhão HR. Olhando para as tendências do mercado brasileiro e o que outras montadoras estão preparando, podemos esperar um SUV abaixo do Creta e, em um cenário ainda nublado, a picape Santa Cruz, hoje produzida apenas nos Estados Unidos e muito pedida pela rede de concessionários.

Não existe uma confirmação oficial além disso por parte da Hyundai, apenas a afirmação sobre segmentos inéditos com produtos do portfólio global. Então podemos olhar com muita atenção para o Venue, um SUV com cerca de 4 metros de comprimento que pode se posicionar abaixo do Creta para a briga com uma fatia do mercado com diversos nomes já no mercado e que ainda virão, como Fiat Pulse, Renault Kardian e um modelo da VW já confirmado para Taubaté (SP), por exemplo. 

Hyundai Creta e Alcazar Adventure Edition

Há também o Alcazar, a versão alongada com sete lugares do Creta. Seria uma aposta da Hyundai já ventilada por aqui há um tempo com posicionamento para a briga com Citroën C3 Aircross e Chevrolet Spin, que também já aproveitaria o compartilhamento de componentes com o Creta nacional. 

A Santa Cruz seria uma boa opção. Ao mesmo tempo, ainda não sabemos se a Hyundai importará ou produzirá a nova geração do Tucson no Brasil, que pode ser híbrido ou híbrido plug-in, ou se o importará para abrir espaço na planta brasileira. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com