Renault e Nissan estavam quietas nos últimos tempos. As duas marcas da aliança, que também, inclui Mitsubishi, passaram por mudanças no exterior em busca de maior faturamento e uma operação mais saudável ao redor do mundo. No Brasil, ambas apresentaram novidades e investimentos importantes em nosso mercado.

A Renault apresentou o Kardian, um SUV compacto com o novo motor 1.0 turbo e porte de Fiat Pulse que, pelas mudanças feitas na fábrica de São José dos Pinhais (PR), terá um alto volume tanto para o Brasil quanto para exportação. A Nissan anunciou um investimento na fábrica de Resende (RJ) para a produção da nova geração do Kicks a partir de 2025, um motor turbo e um segundo SUV inédito.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

E há mais nos planos. A Renault apresentou um conceito que nos mostra o que esperar da nova geração da Oroch, que também deve ter uma versão Nissan feitas na Argentina. Da Nissan, existe uma possibilidade de uma grande reestilização do atual Kicks, como um competidor de entrada e um importante produto inclusive para exportação. É esperado um motor 1.0 turbo nesta promessa, que aposentaria o 1.6 aspirado no SUV. Da nova geração, maior e mais refinado, estará de olho em modelos como o Honda HR-V e VW T-Cross. 

O esperado é que ambas voltem a ter uma participação maior de mercado, como já aconteceu no passado, principalmente com novos SUVs e picapes nos próximos anos. Ouça o podcast para entender essa discussão e as possibilidades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com