Enquanto o primeiro semestre de 2023 já foi repleto de novidades importantes para o mercado brasileiro, a segunda metade do ano promete não ficar devendo em lançamentos também. Desde renovações, novas versões e retornos de nomes importantes, até novidades elétricas devem desembarcar por aqui até dezembro.
Separamos aqui 10 dos principais lançamentos que devem chegar ao Brasil ao longo do segundo semestre. Não serão os únicos, mas são os que devem causar o maior impacto quando chegarem. Em cada um desses carros, separamos algumas informações que já sabemos a seu respeito. Confira os 10 principais lançamentos do segundo semestre:
Chegando até o final de 2023, a nova Chevrolet Silverado deverá marcar seu retorno no mercado brasileiro. A picape fará sua reestreia primeiramente na versão High Country, a mais luxuosa oferecida no mercado estadunidense. Ela será uma aposta da Chevrolet para se posicionar no segmento das picapes grandes de luxo, seguindo os modelos da Ram e a Ford F-150.
Na versão High Country, a Silverado conta com equipamentos como seis airbags, faróis full-LED, rodas de liga leve de 20 polegadas, central multimídia de 13,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bose com 7 alto-falantes, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, carregador wireless e mais. De qualquer forma, a picape será vendida no Brasil com o motor 6.2 V8 aspirado de 426 cv e 63,6 kgfm de torque, o mesmo do Camaro, trabalhando com um câmbio automático de 10 marchas.
Outro lançamento confirmado para breve no mercado brasileiro é o segundo modelo da Citroën baseado na plataforma do novo C3 e que será feito em Porto Real (RJ). O modelo foi revelado na Índia em abril e, ao menor por lá, oferece opções com 5 ou 7 lugares e pode ser equipado até com um motor 1.2 turbo de 110 cv de potência.
As informações para o C3 Aircross brasileiro ainda são escassas, mas sabemos que mede 4,32 metros de comprimento, o que são 34 centímetros a mais em comparação ao C3 e seus 3,98 m, e com 1,80 m de largura. O entre-eixos é de de 2,67 m, 13 cm maior do que os 2,54 m do hatchback, o que é um aumento importante para que pudesse ter espaço interno o suficiente para receber a terceira fileira de bancos. Outro dado revelado pela marca é que tem um vão livre de 200 milímetros, para lidar com todos os tipos de terreno. Com tais medidas e opção de 7 lugares, a comparação com a Chevrolet Spin será inevitável.
Com alguns flagras no currículo, o Fiat Fastback deverá ser o segundo carro da marca com a grife Abarth no Brasil, chegando no segundo semestre. O modelo já tem uma versão "by Abarth", mas deverá receber um tratamento mais completo da divisão de performance da Stellantis, da mesma forma que foi feito com o Pulse Abarth.
Sob o capô, seguirá presente o conhecido motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. O diferencial ficará por conta de modificações mais profundas que alcançarão calibração, suspensão, direção e freios, de modo a alterar consideravelmente a experiência de condução. Não basta só usar o conjunto motriz, um Abarth precisa entregar algo a mais. Visualmente, o carro deve trazer novas rodas e elementos pintados que não estão presentes nas demais versões. Além de diversos emblemas Abarth, claro.
A atual geração da Fiat Strada receberá sua primeira reestilização nas próximas semanas. Enquanto as atualizações no visual e na cabine não devem ser muito profundas, a picape promete mudar muito sob o capô. Para encarar a chegada da nova Chevrolet Montana, a Strada ganhará mais fôlego.
A picape da Fiat deverá enfim receber o motor 1.0 turbo do Grupo Stellantis. Ele já é bem conhecido pelos brasileiros, usado pelos Fiat Pulse e Fastback e, em breve, também estará sob o capô do Peugeot 208 e do inédito Citroën C3 Aircross. São 130 cv e 20,4 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas.
Pelo visto, este ano será das picapes. A Fiat deverá estrear até o final de 2023 a Titano, seu primeiro modelo de porte médio tradicional. A picape inicialmente foi um desenvolvimento conjunto da Peugeot com uma parceira chinesa, mas o projeto irá pela Fiat por conta da rede de concessionárias maior e atuação mais extensa no segmento de picapes com Strada e Toro.
O que se especula para a Fiat Titano 2024 é que a picape média herde um propulsor 2.2 turbodiesel que já é utilizado no Brasil pela Fiat Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar entre 180 e 200 cv de potência e entre 40,8 e 45,9 kgfm de torque. A transmissão deverá ser sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4x4 com reduzida. Entre os itens de série, deve trazer a câmera 360°, central multimídia retangular de 10" com Android Auto e Apple Car Play, seletor rotativo para os modos de condução, bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida. Os bancos serão de couro e com ajuste elétrico para o motorista.
Segunda marca da GWM a estrear no mercado brasileiro, a Ora é especializada em veículos elétricos. E não será diferente com o 03, primeiro modelo a desembarcar no Brasil agora em agosto. O carro já vai chegar com algumas surpresas, como o preço, que partirá de R$ 149 mil. Menos até do que a expectativa inicial da própria marca.
O Ora será oferecido em duas versões: base e GT, diferenciando-se pela capacidade da bateria, sendo de ítio-níquel-manganês-cobalto, com 48 kwh na versão mais barata e 63 kWh na GT. Na China, o Ora 03 tem autonomia de declarada de 401 km e 501 km, respectivamente. O motor elétrico no eixo dianteiro é o mesmo, entregando 171 cv e 25,5 kgfm de torque.
Outro lançamento prometido para o segundo semestre é o Honda ZR-V. O modelo atuará como opção intermediária entre o HR-V e o CR-V, que se tornará híbrido em breve. Se o HR-V usa o City como base, é seguro dizer que o ZR-V será o SUV do Civic e terá a mira voltada no público de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, rivais que são maiores que o SUV de entrada da Honda no Brasil.
O motor 2.0 aspirado é o K20Z5, com duplo comando, mas sem injeção direta, e que tem 157 cv e 18,8 kgfm de torque, com um câmbio CVT. Para o Brasil, não deverá ser flex, uma questão que pode dar uma certa desvantagem dentro do segmento, e a única opção do catálogo.
Mais um que se beneficiará das vantagens de se estar no Grupo Stellantis será o Peugeot 208. Assim como o Citroën C3 Aircross e a Fiat Strada reestilizada, o hatch também passará a utilizar o motor 1.0 turbo de três cilindros compartilhado entre as marcas da empresa. Sua apresentação já deve ocorrer agora em agosto.
Sem qualquer alteração, o 1.0 turbo entregará 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. É um número bem próximo do desempenho do 1.2 turbo oferecido na Argentina na versão GT, com os mesmos 130 cv, porém entregando 23,4 kgfm de torque. Outra diferença é que usará um câmbio automático do tipo CVT, simulando 7 marchas, ao invés de uma caixa automática de 6 posições.
Depois de alguns flagras e um registro de patente, já ficou claro que a Renault irá atrás do Fiat Pulse e aumentar a competição entre os SUVs de entrada. Este novo carro também será fabricado no Brasil e chegará até o final de 2023. Com sua estreia, é possível que a marca aposente o atual Stepway e encerre a carreira da plataforma do Sandero. Inicialmente, a previsão era para lançamento em 2024, mas é possível que a marca tenha adiantado os planos.
No portfólio da marca, o modelo ficará posicionado acima do Kwid e logo abaixo do Duster. Na prática, será a grande aposta da Renault para disputar clientes com o Fiat Pulse. Preços certamente ficarão acima dos R$ 100 mil, já que a marca promete focar em produtos de maior valor agregado e margens de lucro mais folgadas.
Enquanto a Strada já mudou de geração e ganhará motor turbo, a Volkswagen Saveiro deverá responder, mesmo que pouco, até o final do ano. Uma reestilização para a linha 2024 já vem sendo flagrada a meses e não falta muito para que seja apresentada. Até mesmo porque as mudanças serão pequenas.
Esperamos que a picape, última integrante da família Gol, receba uma nova dianteira com grade alargada e mais integrada aos faróis, resultando em um visual mais próximo de Virtus e Nivus. No entanto, ainda é possível que a Saveiro 2024 receba um câmbio automático de seis velocidades. Como o motor 1.6 16V aspirado deve ser mantido, seria uma boa resposta à Strada CVT. Esse conjunto mecânico foi usado nas versões mais caras de Gol e Voyage no passado.
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