CONFIRA A LISTA DOS CARROS MAIS BARATOS EM 2024 AQUI.
Os carros no Brasil estão cada vez mais caros e, com a dificuldade para conseguir crédito para financiamento e os juros nas alturas, fica ainda mais difícil conseguir comprar um automóvel. O governo até ajudou com um programa para reduzir os preços, porém durou pouco e os valores já retornaram ao patamar "normal".
Ou seja, um carro zero-quilômetro hoje custa R$ 70 mil, uma barreira que só tem dois modelos. A partir daí, os valores sobem até os R$ 90 mil. É uma lista bem restrita e com alguns veículos bem espartanos na parte mais acessível, perdendo diversos equipamentos.
+ Veja a lista dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
Para ajudar na sua busca por um carro 0 km bem acessível, montamos uma lista com os 10 automóveis mais em conta do país, considerando os preços sugeridos das fabricantes (afinal, existem condições diferentes nas concessionárias, com descontos ou ágio). Apenas a versão mais acessível de cada automóvel foi considerada, para evitar repetições e aumentar a variedade de modelos e marcas.
O Renault Kwid segue no topo da lista dos 10 carros mais baratos do Brasil, apesar de estar empatado com o Fiat Mobi e isto é porque o preço aumentou recentemente. A versão Zen é a definição de configuração de entrada, trazendo poucos equipamentos. Conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, quatro airbags, monitoramento de pressão dos pneus, rádio com USB e Bluetooth, sistema start-stop e iluminação diurna em LED. Sob o capô está o motor 1.0 SCe 12V de três cilindros, que desde a reestilização entrega 71 cv e 10 kgfm, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.
Existem poucos subcompactos no mercado brasileiro e o Fiat Mobi é um dos sobreviventes deste segmento. Durante boa parte de 2023, foi o segundo carro mais barato do Brasil, agora ocupando a mesma posição que o Renault Kwid. Não ajuda que é bem mais espartano, com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas, pré-disposição para rádio e vidros elétricos dianteiros. O motor é o velho conhecido 1.0 Fire 8V (o único carro da marca no país a ainda usar este propulsor), de 74 cv e 9,7 kgfm, sempre com um câmbio manual de 5 marchas.
A Citroën está em um processo de renovação, após alguns anos vendendo somente o C4 Cactus. O primeiro carro da nova linha da marca é o C3, que chegou para ser um dos carros mais baratos do mercado. Busca os clientes que até cogitam Kwid ou Mobi, mas com mais espaço. A versão Live vem com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros dianteiros elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e rodas de aço de 15” com calotas. Sua motorização é formada pelo 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm da Fiat e a única opção de transmissão é a manual de 5 marchas.
Após a fusão do Grupo PSA com a Fiat-Chrysler, a Stellantis mudou o posicionamento do Peugeot 208 no mercado brasileiro, criando as versões com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm compartilhado com Argo e Cronos. Isto ajudou a posicionar o hatch na lista dos 10 carros mais baratos do Brasil e aumentar as vendas do veículo. É o último modelo a ficar abaixo dos R$ 80 mil, mas em compensação vem com uma boa lista de equipamentos, contando com quatro airbags, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos, central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e iluminção diurna em LED.
A Fiat aparece de novo na lista, desta vez com o Argo. É maior e um pouco mais equipado que o Mobi, mas não muito, já que não recebe rádio ou vidros traseiros elétricos. Por outro lado, conta com ar-condicionado, direção elétirca, computador de bordo com display TFT de 3,5” e travas elétricas. Ao menos troca o 1.0 Fire pelo Firefly de três cilindros, gerando 75 cv e 10,7 kgfm, mas sempre com a transmissão manual de 5 marchas.
O automóvel mais vendido de 2022 foi o Hyundai HB20, aproveitando a reestilização lançada no ano passado. Com os aumentos de preços dos demais, acabou voltando para o meio da lista. A versão Sense vem com 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED e mais. Segue equipado com o 1.0 Kappa 12V de três cilindros, que entrega 80 cv e 10,2 kgfm.
Com o fim do Sandero, a Renault optou por criar uma nova versão do Stepway chamada Zen para ocupar o espaço do hatchback. E, para conseguir ter mais volume, chegou por um preço bem mais baixo do que o resto da linha do aventureiro. Era uma opção interessante quando foi lançado, por ser o mais barato com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay ao invés de um rádio - agora o 208 oferece o equipamento e custa menos. Traz também ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros e quatro airbags. Também ajuda ter um motor 1.0 mais potente do que o Kwid, com 82 cv e 10,5 kgfm, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.
O Chevrolet Onix já foi o automóvel mais vendido no Brasil e agora está brigando com o Polo para recuperar a posição, ainda tentando se recuperar do período sem ser produzido por causa da falta de peças e o fim da versão Joy. A lista de equipamenos conta com 6 airbags, ar-condicionado, assitente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, travas e vidros elétricos e computador de bordo. É uma das poucas versões com o 1.0 aspirado de três cilindros, com 82 cv e 10,6 kgfm, combinado ao câmbio manual de 6 marchas.
O substituto do Gol é o Volkswagen Polo Track, uma versão com um design diferente do modelo reestilizado, feito para ser o primeiro carro de uma nova linha de entrada da marca. Para cumprir este papel, vem bem espartano, com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado. Nada de rádio, que é um item opcional.
O único carro da lista que não é um hatchback, o Fiat Cronos ganhou uma versão 1.0 para ocupar o espaço que foi do Grand Siena. É o sedã mais barato do Brasil, então não vem tão equipado quanto poderia. Tem ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, preparação para rádio, alarme, rodas de aço de 14” com calotas, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos. Como diz o nome da versão, o motor é o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm que também está em Argo, C3 e 208.
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