Por muitos anos, modelos com motores 1.0 eram desprovidos de equipamentos, mesmo mínimos de conforto. Nos anos 1990, chegaram a oferecer como opcionais até mesmo o retrovisor externo no lado direito e limpador traseiro. Com o patamar de valores atuais, os 1.0 aspirados ainda são a porta de entrada das marcas, mas com algumas diferenças.
Mesmo versões básicas já oferecem itens como ar-condicionado e direção assistida. Há também as versões mais completas, mas que mantém a motorização 1.0 aspirada, com equipamentos inimagináveis no passado. O Peugeot 208 Style 1.0 trouxe essa discussão para a mesa: o que oferecem e quanto custam os 1.0 mais equipados do Brasil?
O Fiat Argo Drive é a versão mais completa do hatch com a motorização 1.0 Firefly. Pode até ser a mais barata da lista, porém também a que oferece menos diferenciais para a de entrada, chamada apenas de Argo 1.0. Os retrovisores externos, manuais, recebem repetidores de seta, direção elétrica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura e chave canivete com travas elétricas.
De "luxo", destaque para o monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado (já disponível na básica), limpador e lavador traseiro, computador de bordo em tela de 3,5" e sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento Apple CarPlay e Android Auto com fios. As rodas são de 15", de ferro com calotas plásticas.
O Hyundai HB20 Evolution 1.0 já mostra, na comparação com o Argo, mais equipamentos. Já oferece as rodas de liga-leve de 15" com pneus 185/60 e maçanetas internas cromadas, mas a maior diferença chega com os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e 4 airbags.
Em conectividade, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento e câmera de ré. Vidros elétricos (dianteiros e traseiros), trava elétrica, retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, acendimento automático dos faróis e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade completam um pacote bem interessante dessa versão.
O Chevrolet Onix LT 1.0 custa R$ 76.460, mas como estamos falando dos mais completos, ele é um dos casos que pode receber um pacote opcional. De série, já oferece 6 airbags, controles de tração e estabilidade, alarme, retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, vidros elétricos e travas elétricas.
Também é de série o sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento de smartphones. O pacote opcional adiciona acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial com botão de partida e rodas de liga-leve de 15".
A Peugeot apresentou o 208 com o motor 1.0 Firefly, de origem Fiat. O que chamou mais a atenção foi a versão Style, que chega com um pacote que inclui teto-solar panorâmico, faróis full-LEDs e carregador por indução, itens que não são oferecidos em seus concorrentes diretos, mesmo em versões mais completas.
O restante da lista de equipamentos oferece os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, 4 airbags, ar-condicionado, rodas de 16", computador de bordo, direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, assim como o banco do motorista com regulagem de altura. Mas esse preço é válido apenas para o e-commerce da marca.
O Renault Sandero, depois de anos em nosso mercado, hoje só possui uma versão disponível no catálogo. O Sandero S-Edition se diferencia pelo visual com elementos inspirados no Sandero R.S, o esportivo, como os parachoques exclusivos. As rodas são de 15", mas de ferro com calotas.
Entre os equipamentos, ar-condicionado, direção eletrohidráulica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, chave canivete com travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros elétricos, luzes diurnas em LEDs, 4 airbags e sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento.
O veterano Gol! Esperando sua aposentadoria, é vendido em apenas uma versão e sempre com o motor 1.0. Mas já tem pacotes opcionais disponíveis, como rodas de ferro com calotas (de série são 14"), e sistema multimídia. Para esta lista, adicionais o pacote Urban Completo, de R$ 8.040.
O Gol já vem com direção hidráulica e ar-condicionado, assim como os vidros dianteiros elétricos. Com o pacote, adiciona computador de bordo, travas elétricas, coluna de direção com ajuste de altura, retrovisores elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15", vidros dianteiros e traseiros elétricos e sistema multimídia com tela de 6,5" e espelhamento. Airbags? Dois. Controles de tração e estabilidade? Negativo.
Acima do Gol, a Volkswagen oferece o Polo MPI, com o mesmo motor, mas com uma plataforma mais moderna e mais completo. De série, já destacamos os 4 airbags, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos e as rodas de 15" com calotas.
Na lista, ainda há regulagem de altura do banco do motorista, computador de bordo e sistema multimídia com espelhamento. O Connect Pack, aqui colocado por R$ 4.680, adiciona os sensores de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos e as rodas de 15" de liga-leve. Bom negócio? Será substituído pelo Polo Track em 2023, com este mesmo motor.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Lista: os 5 SUVS mais baratos com teto solar