Por décadas, os sedãs foram símbolo de status e de bons carros familiares. Os médios então ganharam força com Honda Civic e Toyota Corolla no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, principalmente após o inicio da sua produção local. Ainda podemos citar Chevrolet Cruze e Vectra, Volkswagen Jetta em três gerações, Nissan Sentra e outros modelos como referência.
Mas sabemos que os SUVs deram uma boa apagada neste segmento. Os SUVs compactos até começaram a fazer isso, mas uma parcelas dos clientes não tinham interesse em "se rebaixar" de segmento, saindo de um carro médio para um compacto. O jogo ficou diferemte com a chegada dos SUVs médios, principalmente Jeep Compass e seus concorrentes diretos, VW Taos e Toyota Corolla Cross.
Os sedãs médios não caminham para um fim, mas para uma tendência de se tornar um segmento de nicho. Entre as marcas premium, vemos por exemplo o BMW Série 3 convivendo com X1 e X3, Mercedes-Benz Classe C com os SUVs GLA e GLC, Audi A4 com Q3 e Q5 e diversos outros exemplos. Nas marcas generalistas, já observamos uma estratégia de subida de patamar.
O Honda Civic voltará ao Brasil no segundo semestre como importado e em versão híbrida. Nissan Sentra chegará importado do México e apostará nos clientes carentes do Civic, mas ainda assim crescendo e se refinando na comparação com o anterior. O VW Jetta GLi, esportivo, será reestilizado nos próximos meses no Brasil para um cliente que busca esse perfil. Até o Toyota Corolla terá uma reestilização já confirmada para o país em 2023 e deve se refinar em diversos aspectos tecnológicos, mesmo convivendo bem com o SUV Corolla Cross. Entenda essa discussão nesta edição do Podcast Motor1.com.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos