Com o fim do Hyundai HB20X, abrimos uma discussão. Segmento que já fez bastante sucesso e até pode ser considerado o pré-SUVs compactos, os hatches aventureiros aos poucos somem das lojas. Hoje, há apenas três carros do tipo nas lojas: Fiat Argo Trekking, Mobi Trekking, e o Renault Stepway seguem como opções após o fim de Chevrolet Onix Activ e Toyota Yaris X-Way, por exemplo.

Mesmo começando com uma perua, a Fiat Palio Weekend Adventure, foram os hatches que mais ganharam espaço com o estilo aventureiro e fora-de-estrada. Ford, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai, Toyota e até a Honda apostaram em modelos com essa proposta e que criaram um espaço para a chegada e domínio dos SUVs compactos anos depois.  

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Mesmo com a chegada do Fiat Pulse, o Argo Trekking ainda aparece como opção no catálogo, e deve continuar assim. Será a opção abaixo da novidade, com preço abaixo, mesmo oferecendo menos equipamentos, ao cliente que ainda não consegue chegar ao Pulse em valores. Já o Renault Stepway deve se despedir do catálogo em 2023, assim como a linha Sandero e Logan, mas ao mesmo tempo se ventila que ele sim poderá ter uma nova geração apoiado no sucesso...do Pulse.

Relembre os modelos aventureiros que já tivemos em nosso mercado, o futuro do segmento e como eles influenciarão futuros lançamentos e até onde eles estão realmente ameaçados ou apenas serão reinterpretados nos novos tempo e nas novas regras do mercado brasileiro e mundial.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com