Apresentada em 2016, a Fiat Toro se tornou uma referência no segmento que ela praticamente inventou. Misturando SUV com picape, logo caiu no gosto dos brasileiros e chamou a atenção no exterior, mesmo em países onde ela não é vendida. A aposta da Fiat logo se tornou alvo de outros fabricantes, como Hyundai e Ford, além dos projetos da Volkswagen, Renault e um forte boato dentro da Chevrolet.
Vamos listars quais concorrentes a Fiat Toro inspirou a inspirará nos próximos anos, separados entre modelos já confirmados e praticamente nas lojas no exterior e projetos prometidos e com informações sobre sua existência. Afinal, as picapes despontam cada vez mais como uma tendência lucrativa no mercado global e este segmento dominado pela Toro pode ser explorado com tranquilidade por outras montadoras.
Ford Maverick
Em fase final de testes antes da apresentação, a Ford Maverick é bastante esperada nos Estados Unidos, primeiro mercado que a terá. Segue a receita da Fiat Toro, com a mesma plataforma do SUV Escape, e porte menor que a Ranger, além da construção monobloco e de olho em um público mais urbano.
A produção será no México e terá motores 1.5 turbo e 2.0 turbo, o que indica que a picape só não será vendida no Brasil caso a Ford realmente não queira um pouco deste mercado. Ainda não temos as medidas oficiais, mas deverá ser pouco maior que a Fiat Toro ao julgar por flagras ao lado da Ranger norte-americana. Por incrível que pareça, desponta como a próxima do segmento, com indícios de vendas no Brasil a partir de 2022.
Hyundai Santa Cruz
Diferente da Ford, a Hyundai já apresentou sua picape. A Santa Cruz é produzida nos Estados Unidos na mesma plataforma do SUV Tucson e impacta pelo design principalmente na dianteira. Em dimensões, tem 4.971 mm de comprimento, pouco maior que os 4.944 mm da Fiat Toro, o que comprova o quão elas de inspiram.
Nos Estados Unidos, usará motores 2.5 aspirado e 2.5 turbo e tem muitos elementos do interior vindos do SUV Tucson, como painel de instrumentos digital e sistema multimídia. Sua chegada ao Brasil é quase nula, mas deverá ser mais cara já que a produção nos Estados Unidos não ajudariam na hora de precificar a Santa Cruz.
Chevrolet "Montana"
Com a plataforma GEM, a mesma de Onix, Onix Plus e Tracker, a Chevrolet dará origem a novos produtos. Informações nos corredores da Chevrolet no Brasil falam em uma picape de olho na Fiat Toro sobre esta plataforma já existia em projeto há um tempo, principalmente após o lançamento do SUV Tracker, de quem deverá pegar muita inspiração.
A Chevrolet nunca confirmou a informação e nem carros foram vistos em testes, mas a empresa tem uma enorme pista de testes em Indaiatuba (SP) que permite que protótipos só apareçam pelas ruas em uma fase mais avançada de desenvolvimento - ou nem isso. Vamos aguardar e torcer para ser verdade.
Renault Duster Oroch
Ao pé da letra, foi a Duster Oroch que inaugurou o segmento semanas antes da Fiat Toro, mas não chegou nem perto do sucesso de sua concorrente. Mesmo assim, uma nova geração está sendo desenvolvida e deve aparecer em 2022 usando o novo Duster como base, uma boa evolução.
A informação veio do diretor-geral da Renault na Argentina, que confirmou que a marca trabalha na Oroch tanto para o mercado Mercosul quanto para a África do Sul. Se for como o Duster, terá melhorias no interior, direção elétrica e o motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que logo estará nos modelos da marca por aqui, começando pelo novo Captur.
Volkswagen Tarok
No Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen apresentou a Tarok. Era uma clara afronta a Fiat Toro e, mesmo sendo um conceito, era praticamente um carro pronto. Sobre a plataforma MQB, acabou nos adiantando alguns detalhes do SUV Taos, como faróis e grade iluminada, além do interior que trazia elemento do Tiguan e uma divisão entre a cabine e a caçamba que pode ser aberta.
Mas a Tarok nunca foi confirmada pela Volkswagen. A marca chegou a falar que a picape estava "no telhado" principalmente durante a crise originada da pandemia, mas há chances dela ser confirmada este ano pela Volkswagen e lançada entre 2022 e 2023. A produção deve acontecer em São José dos Pinhais (PR) ou na Argentina e compartilhar muito com o Taos.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte