Com o novo Tiggo 8, a Caoa Chery reforça sua estratégia. Se um dia a marca chinesa chegou ao Brasil oferecendo produtos baratos e populares, depois que teve sua operação brasileira adquirida pelo grupo Caoa as coisas mudaram. Desde seus lançamentos até a comunicação visual para vendas e pós-vendas é claramente inspirada em marcas do segmento premium, mas sem o valor cobrado por isso. 

Muito desse plano vem de um aprendizado do passado da Caoa. Responsável pela chegada ao Brasil dos primeiros Hyundai (que depois desembarcou de forma oficial com o HB20), aprendeu bastante inclusive com a produção dos modelos coreanos em Anápolis (GO) e, inevitavelmente, levou este know how para a produção dos modelos chineses da Chery, tanto no Goiás quanto em Jacareí (SP). Ainda luta contra o preconceito com os produtos de origem chinesa, mas tem planos ambiciosos quando se fala em participação de mercado, como entrar no Top 10 nacional. 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

 

Sobre o Tiggo 8 2021, o SUV tem design que chama a atenção tanto dentro quanto fora, ainda que alguns elementos remetam a outras marcas - uma característica muito forte em modelos projetados na China. Também traz o novo motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, com 187 cv e 28 kgfm de torque ligado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, uma caixa diferente da utilizado no Tiggo 5X, por exemplo. 

Galeria: Caoa Chery Tiggo 8 2021 (Brasil)

Os ajustes na Renault e o novo VW Tarek flagrado

VW Tarek 2021

Pode não parecer, mas os ajustes em linhas de modelos é algo comum no mercado conforme o tempo de loja passa. Nesta semana, a Renault mudou as versões oferecidas para praticamente todos seus modelos, como Sandero, Logan, Stepway, Captur e Duster. Enquanto a maioria perdeu versões com o câmbio CVT, o Captur agora tem uma versão mais barata e tirou de linha o antigo motor 2.0 com o câmbio automático de 4 marchas. 

Enquanto isso, a Volkswagen faz os últimos testes com o Tarek, o SUV médio que será lançado no primeiro trimestre de 2021 para ser uma pedra no sapato do Jeep Compass. Com pouca camuflagem, já mostra boa parte do design da dianteira e tecnologias como o piloto automático adaptativo e os faróis full-LED, além de elementos do irmão menor Nivus. 

Participam desta edição:

Edição: Paulo Henrique Trindade

Envie seu flagra! flagra@motor1.com