Projeto de aprendizes levou a um Paceman com chassi modificado, pneus off-road e até snorkel

Nome: Mini Paceman Adventure

Estreia: Abril de 2014

Especificações: 1.6 turbo de 4 cilindros, 184 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração integral nas quatro rodas

MINI Paceman Adventure
MINI Paceman Adventure

Porque lembramos dele: A Mini gosta de deixar os seus designers viajarem um pouco nas ideias para criar conceitos bem fora do comum. Um dos produtos mais legais foi criado pelos aprendizes das fábricas de Munique e Dingolfing (Alemanha), quando pegaram um Paceman e mexeram na carroceria para que virasse uma pequena picape, com caçamba funcional e que fosse capaz de andar na terra. Nascia o Paceman Adventure.

MINI Paceman Adventure
MINI Paceman Adventure
O cuidado que tiveram para transformar o Paceman em uma picape é impressionante. Foram muito além de simplesmente cortar as portas traseiras e o teto para que tivesse uma caçamba. Pegaram um Paceman Cooper S, mexeram na carroceria para que ficasse mais rígida e ajustaram a suspensão de forma a elevar a altura em relação ao solo. Soldaram uma placa para fechar a cabine e colocaram um revestimento para a caçamba. Como o estepe ficava no porta-malas, tiveram que passar o pneu sobressalente para o novo rack no teto. Para fechar, a picape ganhou pneus off-road e um snorkel, permitindo que passasse por trechos alagados.

Mais novidades da Mini:

Escolheram usar o Cooper S pela opção dele vir com o sistema ALL4 de tração integral da Mini, além de contar com o motor 1.6 turbo de 4 cilindros, que gera 184 cv a 5.500 rpm e 24,5 kgfm a 1.600 rpm. Utilizava câmbio manual de 6 marchas, que também equipava o Paceman na Europa.

Infelizmente, não revelaram qual a capacidade da pequena caçamba. E, por mais que tenha impressionado na época, a Mini nunca teve interesse em transformá-la em modelo de produção. Agora que a Mercedes-Benz, a grande rival do grupo BMW, entrou no segmento das picapes, quem sabe não decidam reaproveitar o Paceman Adventure como uma opção mais descolada?

Fotos: Divulgação

Galeria: MINI Paceman Adventure